Educação divulga Curso de Desenvolvimento de Sistemas em Piripiri, Campo Maior e Altos

Piaui

05.04.2023

O Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA), Prof. Paulo Henrique Pinheiro, participou de três agendas, sendo uma no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Narcizo da Rocha Filho, no município de Piripiri, a segunda no CETI Raimundinho Andrade, em Campo Maior, e a terceira na Unidade Escolar Mário Raulino e Cazuza Barbosa, em Altos, nesta quarta-feira (5). O objetivo das visitas foi divulgar a abertura das matrículas para o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em inteligência artificial. O início das aulas do curso está previsto para maio de 2023.  

O curso faz parte do Projeto Seduc TEC, ação que integra o Programa Acelera Seduc, e que consiste na formação técnica de nível médio com foco nas vocações dos territórios de desenvolvimento do Piauí, divididos em quatro eixos: turismo, tecnologia da informação, energias renováveis e agrotécnica. 

O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas está sendo disponibilizado inicialmente para alunos da 1ª série concomitante com Ensino Médio e terá formato híbrido, com carga horária de oito horas semanais por plataforma EaD (Educação à Distância) e duas horas presenciais. O superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos, professor Paulo Henrique Pinheiro, destaca que esse novo formato de curso faz parte da estratégia de implementação de um novo modelo de currículo pedagógico em toda a Rede Estadual de Educação. 

“A ideia é que, com os materiais on-line e uma estrutura moderna e tecnológica, os estudantes finalizem o Ensino Médio mais preparados para o mundo do trabalho. A proposta é que os alunos tenham 10 horas a mais semanais de acréscimo na sua jornada de aulas, sendo duas horas presenciais e oito horas à distância, para que eles concluam o Ensino Médio com o certificado de técnicos de informática. Com isso, a Seduc dá um importante passo em direção ao cumprimento das metas do Programa de Governo do governador Rafael Fonteles, com o empenho do secretário Washington Bandeira na materialização dessa ação”, explica o superintendente.

Em Piripiri, o Superintendente Prof. Paulo Henrique aproveitou para verificar a reforma do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) Cota Sampaio e visitou ainda o Centro Estadual de Educação Profissional Rural (CEEPRU) Hugo Napoleão, que oferta curso de agrotécnica em regime de alternância. Além de divulgar a expansão de cursos profissionais e técnicos, a visita oportunizou um encontro com gestores da 3ª Gerência Regional de Educação (GRE) para discutir as potencialidades da região para redesenho de oferta da Educação Profissional e Técnica (EPT).