Secretaria de Estado da Educação do ES
24.06.2019A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) investiu R$ 1.469.847,80 na
aquisição e distribuição de acervo bibliográfico para 186 escolas
estaduais e 1.274 escolas municipais do Espírito Santo. A compra dos 42
mil exemplares, entre títulos técnicos, de literatura infantil e
literatura infantojuvenil, oferece a professores e alunos, novas e
variadas alternativas para o aprendizado, além de atualizar o acervo
bibliográfico das escolas.
O material, que já chegou às
unidades, contempla alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do
Ensino Fundamental, para subsidiar o corpo docente das escolas e dar
suporte pedagógico aos alunos. De acordo com a gerente de Educação
Infantil e Ensino Fundamental da Sedu, Ana Pacheco, os acervos foram
destinados a escolas com mais de 50 alunos.
“Os títulos foram
selecionados por uma Comissão composta por técnicos das diversas
gerências e assessorias da Sedu, a partir da análise de títulos
reconhecidos nacionalmente e produzidos por escritores brasileiros, a
fim de atualizar o acervo das bibliotecas/salas de leitura das escolas
tanto da Rede Estadual quanto das Redes Municipais de Ensino que
aderiram ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)”, afirmou.
Segundo o professor de Ciência Victor Barlez, que atua na Escola
Taquara I, localizada no município da Serra, para a docência transcorrer
bem ela depende do domínio e da execução de técnicas aplicáveis,
concretas e específicas para as diversas situações encontradas na
profissão. Entretanto, essas técnicas, em sua maioria, não são ensinadas
durante a graduação.
“Como se apropriar desse conhecimento e
corresponder aos desafios de ser professor? A leitura é fonte de
construção de conhecimento, sendo uma prática essencial na educação,
além de possibilitar o desenvolvimento do âmbito social ao profissional.
Os livros são um instrumento de desenvolvimento para o professor e
garantem a compreensão de novas formas de planejar e mediar o
conhecimento”, defendeu.
As obras selecionadas estão subdividas em diferentes gêneros que buscam contemplar livros técnicos, poesias, contos, crônicas, fábulas e narrativas curtas. Entre as aquisições estão: Alfabetização – A questão dos métodos, de Magda Soares; Um Jardim de A a Z, de Taline Schubach; De História em História se fez História, de Luiz Guilherme Santos Neves; e Gêneros Textuais –j teoria e prática nos anos iniciais do E.F, de Alberto Roiphe e Marcela Afonso Fernandez.
Texto: Mirela Marcarini