Piaui
05.11.2024O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, recebeu, nesta segunda-feira (4), a visita do Diretor Nacional do Ministério da Educação de Cabo Verde, Dr. Adriano Andrade Moreno. Representando o Ministro da Educação de Cabo Verde, Dr. Amadeu Cruz, Moreno veio ao estado para conhecer de perto as iniciativas inovadoras na educação piauiense, especialmente o modelo de ensino em Tempo Integral e o Canal Educação, que integra tecnologia e ensino remoto para alunos e professores em todo o Piauí.
Durante a visita, Washington Bandeira destacou o plano de universalização do ensino em Tempo Integral em todas as escolas estaduais até o início de 2026. "Apostamos no modelo de Tempo Integral, que potencializa o processo de ensino e aprendizagem e gera melhores oportunidades para os nossos alunos. Esse modelo, combinado com o ensino técnico e profissional que estamos implantando, traz resultados concretos e amplia as possibilidades para todos", afirmou o secretário.
Bandeira também apresentou as funcionalidades da plataforma do Canal Educação, que oferece videoaulas, simulados, planos de estudos personalizados, trilhas de aprendizagem, recursos de inteligência artificial, mentoria, gamificação e até experiências em metaverso. "Queremos fortalecer o ensino nas escolas com mais tecnologia e inovação, permitindo que os Estudantes tenham acesso a uma preparação moderna e eficiente, para que possam alcançar aprovações nas mais diversas universidades e concretizar seus sonhos e os de suas famílias", ressaltou o Secretário.
Criado em 2012, o Canal Educação utiliza tecnologia para apoiar o ensino em todas as regiões do Piauí por meio do Programa de Educação Mediada por Tecnologia. A estrutura inclui nove estúdios de produção, um estúdio de podcast, ambiente virtual de ensino, um aplicativo próprio e 900 salas-polo com recursos de IPTV que transmitem aulas ao vivo dos estúdios em Teresina.
O Diretor Nacional de Educação de Cabo Verde, Dr. Adriano Andrade Moreno, elogiou a estrutura e o impacto do Canal Educação, enfatizando a possibilidade de replicá-lo em Cabo Verde. “A visita tem sido extremamente enriquecedora, pois permite observar como o Canal Educação contribui para a qualidade e equidade na educação, alcançando todos os locais com o mesmo padrão de ensino. Para nós, essa metodologia é uma solução viável, especialmente em regiões onde há falta de professores. Esperamos implementar essa experiência em Cabo Verde em breve”, declarou.
A visita de Moreno ao Piauí marca o início de uma parceria que será formalizada com a assinatura de um Termo de Cooperação entre o Ministério da Educação de Cabo Verde e a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI). Essa colaboração visa adaptar e implementar a metodologia do Canal Educação para apoiar o sistema educacional de Cabo Verde, fortalecendo o ensino nas ilhas com soluções tecnológicas e inovadoras.