Pará
29.08.2024As obras do novo prédio do Centro de Mídias da Educação Paraense (Cemep), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), seguem em ritmo acelerado para levar ainda mais qualidade na oferta da educação regular presencial mediada por tecnologia. Nesta quarta-feira, 28, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, acompanhado de coordenadores e diretores da pasta, visitou as obras do novo prédio do CEMEP, que fica nas dependências da Secretaria, em Belém.
O Centro de Mídias da Educação Paraense é responsável pela oferta da educação regular presencial mediada por tecnologia, uma alternativa utilizada para atender estudantes que moram em regiões remotas do Pará e também, para garantir que ninguém fique para trás. Os estudantes frequentam as salas de aula diariamente, com o acompanhamento presencial de um professor mediador, que trabalha em parceria com professores especialistas que ministram aulas ao vivo a partir de estúdios de transmissão. O CEMEP atualmente está presente em 318 localidade beneficiando a 11,6 mil estudantes paraenses.
"O Centro de Mídias é uma ferramenta fundamental para podermos alcançar a todos os estudantes do Pará, independentemente da distância e das dificuldades geográficas para tal. Essa é uma possibilidade de educação que conta sempre com a presença de um professor em sala de aula aliando constantemente o trabalho com a tecnologia, tendo todo o suporte necessário em tempo real dos nossos professores de área presentes nos nossos estúdios. É mais equidade e acesso à educação de qualidade. Estamos expandindo o programa para alcançarmos ainda mais localidades e entregar aulas atualizadas e de qualidade para nossos estudantes, além de municiar ainda mais nossos professores com ferramentas cada vez mais assertivas.", disse Rossieli Soares, Secretário de Estado de Educação do Pará.
A diretora de Planejamento de Obras da Secretaria Adjunta de Infraestrutura (SAI) da Seduc, Melissa Martinez, explica o projeto. “O projeto do Centro de Mídias da Educação Paraense contempla oito estúdios, auditório, salas de podcast, áreas de descompressão, Ciseb e toda a infraestrutura de trabalho para a equipe de professores e a produção do conteúdo. O projeto prevê, ainda, a geração de energia fotovoltaica e contará com mais de 2.500 metros quadrados de área construída. Ele foi projetado em um antigo prédio da Seduc que está sendo totalmente revitalizado e preparado para receber o CEMEP, que tem previsão de entrega para 2025”, afirmou.
De acordo com Cássia Reis, representante da Solo Construções, empresa responsável pela execução da obra, a visita foi fundamental para alinhar o trabalho e o andamento da construção. “Avalio a visita como muito boa porque tínhamos alguns acertos a fazer e pudemos sanar as dúvidas. Agora vamos colocar para frente para finalizar o mais rápido possível, deixar com excelência. E acredito que a gente vai conseguir finalizar até antes do prazo que nos foi estipulado”, avaliou a profissional.
Esta semana, os profissionais da obra do Centro de Mídias da Educação Paraense estão trabalhando na parte das telhas e estruturas do prédio.
Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom Seduc
Foto: Eliseu Dias - Ascom Seduc