Pará
20.12.2024O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, foi homenageado com o título Título Honorífico de ‘Cidadão do Pará’ concedido pela Assembleia Legislativa do Estado. A sessão solene ocorreu no plenário da Casa e reuniu autoridades civis, militares, familiares e parlamentares.
“Eu sei que passa uma série de coisas na nossa cabeça, porque eu tenho aqui muitas pessoas que estão hoje acompanhando e esse título que eu recebo é de um trabalho de muitas mãos. Eu queria, primeiro, compartilhar com todos que fazem parte da equipe, da Educação e de cada um que tem as suas trajetórias. Hoje eu estou também com a minha esposa e meu filho, e tem uma história que, quando recebem essa homenagem, não é somente da gente essa história. Então, é um grande orgulho poder fazer parte desse dia. O Pará tem uma história ímpar no país, é um estado que lutou e que muda a cara do Brasil e não é à toa que é a estrela mais alta da nossa bandeira nacional”, disse Rossieli Soares, secretário de Educação.
A proposição é de autoria do deputado estadual Eliel Faustino. A indicação ao titular da secretaria de Educação, reconhece sua relevante participação para garantir que a educação no Pará continue avançando.
“Essa última sessão do ano é uma sessão comemorativa, mas sobretudo de reconhecimento. Aqui quero fazer um cumprimento especial aos homenageados pelo Mérito da Cabanagem, que é a maior honraria que este parlamento concede e aquelas que hoje estarão sendo homenageados com o reconhecimento de cidadão paraense”, disse Gustavo Sefer, atualmente ocupa o cargo de 2º vice presidente da Alepa.
Perfil - Rossieli Soares tem mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Advogado, é bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Foi secretário de Educação do Estado de São Paulo (janeiro/2019 a março/2022) e Ministro da Educação (abril a dezembro/2018). Foi secretário de Educação Básica do Ministério da Educação e conselheiro do Conselho Nacional de Educação (maio/2016 a abril/2018). Foi secretário de Educação do Estado do Amazonas e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas (Agosto/2012 a maio/2016). Foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed). Foi secretário Executivo de Gestão da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. Participou ativamente da reformulação do Novo Ensino Médio, sancionada em fevereiro de 2017. Como Ministro da Educação, homologou a etapa do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em dezembro de 2018 e foi secretário executivo do comitê gestor das etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, homologada em dezembro de 2017. Especialista em Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão pública e avaliação.
Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc