Mato Grosso
23.09.2025Rui Matos | Seduc-MT
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) completa, neste mês de setembro, 39 anos de atuação em defesa da educação pública no Brasil. Para marcar a data, a entidade lançou um selo comemorativo e promove ações especiais, como a publicação de conteúdos em suas redes sociais e depoimentos de secretários de educação de todos os estados e do Distrito Federal, além de personalidades do setor, ressaltando a relevância do colegiado para o fortalecimento das políticas educacionais.
O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, parabenizou o Consed pelo aniversário e enfatizou o papel estratégico do conselho. Segundo ele, o Conselho atua fortemente no fortalecimento da gestão educacional e na formulação de políticas públicas para a educação.
“É uma instância que unifica os estados brasileiros na busca por uma educação pública de qualidade, promovendo cooperação e compartilhamento de soluções para melhorar a aprendizagem”, destacou Alan Porto.
Para ele, a relevância do Consed ultrapassa a esfera administrativa, como uma instância que simboliza a união de esforços em defesa da educação como direito fundamental. Na opinião dele, o conselho atua como elo entre as diferentes realidades, garantindo que as vozes de todos os estados sejam ouvidas e que políticas nacionais considerem a diversidade educacional brasileira.
Outro aspecto de destaque é a capacidade de fomentar a inovação e a troca de experiências exitosas entre os estados. “Essa circulação de ideias e práticas permite que soluções aplicadas em uma rede de ensino possam ser adaptadas e multiplicadas em outras, promovendo ganhos concretos para milhões de estudantes”.
Ele também destacou o empenho do presidente do Consed no biênio 2025-2026, Zezinho Sobral, no andamento das agendas da educação. “A dedicação da atual presidência reforça a importância desse trabalho e da busca conjunta por soluções que impactem positivamente a vida dos estudantes”, concluiu, lembrando que Zezinho é vice-governador e secretário de Educação de Sergipe.
Desde a sua criação, em 1986, o Consed tem exercido influência decisiva em políticas estruturantes da educação nacional, como o Plano Nacional de Educação (PNE), o Novo Fundeb e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), consolidando-se como espaço de diálogo e articulação entre os gestores estaduais.