Secretaria de Estado de Educação realiza I Seminário Nacional de Avaliação Transformadora

Rio de Janeiro

30.10.2024

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) realizou, na última quinta-feira (17/10), o I Seminário Nacional de Avaliação Transformadora. O encontro, organizado pela Subsecretaria de Gestão de Ensino, aconteceu no Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido, e contou com a participação de equipes das regionais, professores e estudantes de várias regiões do estado. O seminário foi resultado do primeiro Encontro Nacional com os Organizadores de Olimpíadas, Torneios, Campeonatos e Concursos do Conhecimento, organizado pela Seeduc-RJ, em maio deste ano, e que culminou com a criação da Coordenadoria de Produção e Acompanhamento das Avaliações do Conhecimento (COOPAAC).

Representando a secretária de Estado de Educação, professora Roberta Barreto, o subsecretário executivo, Windson Maciel, disse que a educação precisa resgatar e inspirar o aluno, que necessita acreditar que ele pode ter um futuro promissor e que a educação é o melhor caminho para que ele atinja o seu objetivo.

 – Nós entendemos que as olimpíadas e concursos de conhecimento são muito importantes no sentido de inspirar não só os alunos que participam, mas todos os estudantes. Eles também têm o poder de corroborar todo esse trabalho de humanização da educação, de humanização das relações, de resgate do fortalecimento de vínculos do aluno com a escola, com seu professor e com a sua comunidade escolar.

Durante o evento, houve entrega de certificados de Honra ao Mérito aos docentes que venceram a primeira edição da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), como o professor Sebastião Luís de Oliveira, do Ciep 485 Professor João Batista de Barros, um dos nove medalhistas de prata, e o professor Roberto Cesar Cucharero Peregrina, do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, um dos dez medalhistas de ouro de todo o Brasil.

Criando um espaço aberto e seguro para compartilhar ideias e experiências, também foram formadas três rodas de conversa para debate dos temas ‘Olimpíadas do Conhecimento, interdisciplinaridade e tratamento de temas contemporâneos transversais’; ‘Olimpíadas e inclusão: garantia ao acesso e à oportunidade’; e ‘Olimpíadas do Conhecimento: histórias de sucesso, impactos e desafios’. As rodas tiveram como mediadoras as professoras Rosana Mendes, superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar da Seeduc, e Érika Pinheiro.

A primeira mesa reuniu os professores Roberto Borges, do Cefet/RJ; Luis Carlos de Abreu Gomes, do Colégio Pedro II e organizador de várias Olimpíadas, dentre elas a ONC, OBQJR, ONEE e OQRJ; Roberto Cesar Cucharero Peregrina, do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, medalha de ouro na 1ª Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio, e Aline Cristina Martins Fabre, representante da Solve for Tomorrow Brasil.

Na segunda, a presença dos professores Fernando Batista da Rocha, do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa; Andrés Mauricio López Barragán, professor doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP); Ozimar Pereira, coordenador da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, e Wagner Siqueira, presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro e organizador da Olimpíada Brasileira de Administração.

Para a subsecretária de Gestão de Ensino, professora Joilza Rangel, o seminário foi um marco importante para o fortalecimento da cultura de participação em olimpíadas de conhecimento.

– Nosso objetivo foi incentivar a valorização dessas competições como ferramentas de aprendizagem e crescimento, promovendo uma educação mais ativa, envolvente e que transforme a vida dos nossos jovens – explica Joilza.

O encontro foi encerrado com a entrega do Selo Anima, criado com o objetivo de trazer reconhecimento aos profissionais que fazem a diferença na Educação. Foram 22 escolas e profissionais de unidades de todas as regionais do estado.

A superintendente Rosana Mendes conta que a proposta do seminário é promover a reunião de organizadores de unidades para compartilhar, com professores e gestores das regionais, o que significam de fato as olimpíadas na trajetória dos estudantes e no espaço escolar. 

– As olimpíadas são projetos prontos, estruturados, que ajudam a movimentar professores e estudantes. Os professores são os mentores que orientam os estudantes e que, hoje, também se sentem desafiados com a criação das olimpíadas para professores. Então nós temos professores medalhistas que inspiram estudantes a se tornarem também estudantes medalhistas. Mas a medalha, digamos assim, ela é a ponta de todo o processo. O mais rico do processo é, de fato, como os professores estudam e se organizam em equipes para que eles possam se preparar para as olimpíadas, que são processos absurdamente vivos. E tem dado, assim, muito, muito certo. Nós precisávamos dar, para as olimpíadas, professores e estudantes, o espaço que eles merecem – explica a superintendente.

 

Foto: Ellan Lustosa - Seeduc-RJ