Rio de Janeiro
18.04.2024A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) realizou o seminário ‘Trilhando Caminhos: Desvendando novos horizontes de aprendizagem’, parte do programa ‘Alfabetiza RJ’, na Escola Municipal Américo Silva, no município de Três Rios, Região Serrana do estado, nesta quinta-feira (11/04). A iniciativa faz parte das diversas ações promovidas pela Seeduc-RJ, que visam a melhorar a qualidade da alfabetização das crianças no Brasil, e apresentou métodos e inovações para o aprimoramento do processo de ensino na rede municipal.
Durante o evento, a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, ao lado de Bernardo Goytacazes, secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Três Rios, destacou a importância do direito à alfabetização de todas as crianças do país.
– A questão de alfabetização hoje é apenas um grão de areia necessário na construção do projeto de vida do estudante. Mas, se este grão de areia não for adubado, não vai nascer bom projeto. Essa é uma oportunidade para promover mudanças significativas e proporcionar uma aprendizagem mais consolidada para todas as crianças e jovens. Devemos alcançar esse objetivo com o reforço no regime de colaboração entre estado e município – afirmou Roberta.
O ‘Alfabetiza RJ’ reforça o comprometimento de proporcionar educação de qualidade e alfabetização para todas as crianças, ao lado dos municípios fluminenses, tendo por base cinco eixos: gestão e governança, formação de profissionais de Educação, infraestrutura física e pedagógica, reconhecimento de boas práticas e sistemas de avaliação. Esta ação vai trabalhar com a promoção da comunicação e o enfrentamento das desigualdades educacionais (regionais, socioeconômicas, raciais ou de gênero), dando foco às necessidades dos professores e dos estudantes.
A subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicos da Seeduc-RJ, Myrian Medeiros, agradeceu a todos que trabalharam para que a iniciativa fosse realizada.
– Quero agradecer a todos os envolvidos para a realização deste evento. Por meio do ‘Alfabetiza RJ’, teremos uma nova perspectiva, possibilidades e caminhos, a fim de unirmos a rede estadual e municipal para fazermos a diferença no ensino de jovens – celebrou Myrian.
O programa faz parte do ‘Compromisso Criança Alfabetizada’, que tem como meta garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).
O seminário contou com palestras como ‘Apropriação de Indicadores Aliada à Gestão Educacional’ e ‘Combate à Evasão: Desafios e Oportunidades’, com o objetivo de promover importantes reflexões e apontar possíveis caminhos para o enfrentamento dos grandes desafios atuais da educação básica.
– Educação se constrói e se faz com conhecimento e dados. E vocês estão aqui para fazer a diferença. Agora, a tomada de decisão é toda de vocês, técnicos, dirigentes, gestores, professores em sala de aula. Vocês é que vão tomar as melhores decisões – finalizou a secretária.
Fotos: Ellan Lustosa - Seeduc-RJ