Secretaria de Estado da Educação faz videoconferência com diretorias regionais para alinhar prevenção ao coronavírus

Sergipe

18.03.2020

Atendendo a recomendações de combate e enfrentamento ao covid-19 (novo coronavírus), previsto no Decreto Estadual nº 40.560, de 16 de março de 2020, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizou nesta quarta-feira, 18, por meio de videoconferência, uma reunião técnica com diretores regionais de Educação e de departamentos para alinhar medidas de combate ao coronavírus nas escolas estaduais e serviços administrativos da pasta. Na ocasião, foi realizada ação informativa mediada por técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), além de discussões sobre a portaria que estabelece providências de prevenção do vírus na rede estadual, a ser publicada.

Conduzido pelo secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, e pelo superintendente executivo, professor José Ricardo de Santana, o encontro pautou, principalmente, o fomento de informações para o devido enfrentamento da pandemia que acomete em todo o país, com cinco casos confirmados na capital sergipana até esta quarta-feira, 18, como informa a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Cabral Pizzi Teixeira. "Não há necessidade de pânico; é preciso precaução", frisou a técnica.

Ainda de acordo com Daniela Cabral, a população deve seguir as recomendações básicas para a não contaminação, como a higienização das mãos e uso do álcool em gel. Ela também esclarece informações sobre a definição de casos suspeitos, como determina o Ministério da Saúde, que são aquelas pessoas que tenham vindo do exterior nos últimos 14 dias e apresentaram febre e alguns problemas respiratórios; ou pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou com sintomas.

No decorrer da reunião, foram discutidos assuntos relacionados ao funcionamento dos serviços administrativos e pedagógicos nas unidades de ensino, bem como as atividades do funcionalismo público nos prédios vinculados à Seduc, além da sede que recebe diariamente cerca 1.000 pessoas. Por determinação do Decreto Estadual, as aulas ficarão suspensas em um prazo de 15 dias, contando a partir do dia 17 de março de 2020, data de publicação do documento.

Na perceptiva de sensibilização das comunidades escolares, a Seduc, por intermédio do Programa Saúde na Escola, juntamente com a Assessoria de Comunicação, iniciará uma campanha com a distribuição de material gráfico e divulgação de conteúdo digital sobre a prevenção do coronavírus.

Segundo a técnica do PSE na Educação, Lívia Amorim, esse é momento de combater as fake news (notícias falsas) que circulam nas redes sociais. Para tanto, ela orienta que não é recomendado seguir receitas caseiras que não têm nenhum efeito científico comprovado. "O brasileiro precisa criar a cultura da higienização das mãos para conter a propagação do vírus", disse ela.

Para mais esclarecimentos sobre a Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde  disponibilizou um canal de comunicação por meio do WhatApp (79) 98877-8489, com atendimento das 7h às 17h. Além disso, é possível tirar dúvidas por meio do número 136, do Ministério da Saúde, e 156, da Prefeitura de Aracaju.