Santa Catarina
23.08.2023A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) está promovendo, desde a última terça-feira, 22, a formação “Bibliotecas escolares inovadoras: debates contemporâneos”. A formação reúne cerca de 45 bibliotecários e supervisores das coordenadorias regionais e órgão central da SED.
“Desde o início do ano prezamos pela escuta ativa dos profissionais da educação, para identificar as principais demandas e necessidades. Essa formação é resultado dessa escuta, com o objetivo de proporcionar aos nossos estudantes melhorias nos hábitos de leitura”, enfatiza a secretária adjunta, Patrícia Lueders.
Entre os objetivos da formação está a ampliação de atividades voltadas para a promoção de leitura, aprimoramento da gestão e organização das bibliotecas escolares, inclusão de novos serviços e produtos informacionais. Temas abordados: gestão de produtos e serviços ofertados nas bibliotecas escolares, aplicação de projetos inovadores com ênfase na criatividade, adaptado a realidade das bibliotecas escolares, ampliação do conhecimento sobre as políticas públicas educacionais e momento de compartilhamento de experiência, socialização das atividades desenvolvidas pelos bibliotecários.
Rede estadual conta com bibliotecários em todas as regiões do estado
A equipe de bibliotecários da rede estadual atua na qualificação do trabalho nas bibliotecas, salas de leitura e acervos das 1.053 escolas da rede. O trabalho inclui o suporte às escolas em ações como: incentivo à leitura e contação de histórias, orientação para organizar, catalogar e a preservar o acervo e apoiar na gestão do livro didático para as unidades da rede estadual.
O trabalho da equipe de bibliotecários das CREs e Órgão Central já rendeu bons frutos e projetos para as escolas, com a realização de eventos semestrais, com o objetivo de tornar o espaço da biblioteca mais dinâmico e interativo.
No primeiro semestre acontece a "Semana da literatura nacional"; e no segundo semestre, "Semana nacional do livro e da biblioteca". São realizadas ações em todo o Estado. Em Seara, por exemplo, os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), foram selecionados para compor a 13ª edição da coletânea de textos “Biblioteca do Pequeno Leitor”, lançada em abril deste ano. Os trabalhos classificados foram escritos por estudantes de Nivelamento do Ensino Fundamental, que estudam na Unidade Descentralizada (UD) de Ipumirim.