Secretaria de Estado da Educação cria Comissão para gerenciar ações do PCCR dos Profissionais de Educação da Paraíba

Paraíba

02.09.2024

Com objetivo de seguir valorizando os professores e profissionais de Educação da Paraíba, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) constituiu uma Comissão para gerenciamento das ações relativas ao Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos Profissionais de Educação do Estado, nos termos da Lei nº 13.258 de 16 de maio de 2024. A comissão é formada em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (SEAD-PB).

Os integrantes estão atuando de forma coletiva, acompanhando as implementações das ações do PCCR neste ano e as que foram estabelecidas para o ano de 2025. A comissão também está assessorando a SEE-PB em tomadas de decisões complementares ao PCCR vigente, propondo atualizações e demais ações no objetivo de seguir com a prática de valorizar os servidores da Educação.

Novo PCCR - Sancionada em maio de 2024, a Lei que estabelece o novo PCCR dos profissionais de Educação da Paraíba apresenta cinco avanços principais. Em primeiro lugar, o PCCR cria cargos de professor com jornada de 40 horas semanais e cargos específicos para Professores Indígenas. Além disso, inclui o cargo de Bibliotecário e integra ao quadro de profissionais da educação os cargos de Psicólogo Educacional e Assistente Social Educacional. Essas adições buscam uma estrutura mais robusta e diversificada para atender às necessidades da educação pública.