Minas Gerais
23.09.2024Na última sexta-feira (20/9), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou uma vistoria no novo bloco hospitalar do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O bloco recebeu recursos do Estado e será entregue à população em outubro.
O Governo de Minas, por meio do Programa de Apoio às Universidades Federais, investiu aproximadamente R$ 25 milhões na construção e aquisição de equipamentos para o hospital, somando-se a outros recursos do Governo Federal e emendas parlamentares.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, o convênio é um marco que fortalece não apenas a UFU, mas também beneficia a educação básica e a saúde em toda a região.
"Nosso maior objetivo é contribuir com o fortalecimento das universidades. Sabemos que uma universidade forte oferece suporte essencial à educação básica e fomenta a pesquisa e o desenvolvimento de políticas públicas que impactam diretamente a comunidade escolar", destacou Alvarenga.
De acordo com o vice-reitor da UFU, Carlos Henrique Martins, a destinação dos recursos do Governo de Minas para a melhoria da educação foi uma conquista. “Nós fomos contemplados com recursos substanciais e a presença do secretário estadual de Educação foi um momento de agradecimento”, destacou.
Inovação e apoio à educação básica
O novo bloco hospitalar, com quase 33 mil m², será dedicado a urgências e emergências nas áreas de trauma, cardiovascular e neurologia, atendendo exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o espaço também funcionará como um centro de ensino e pesquisa, fundamental para a formação prática de estudantes da área de saúde.
Outro ponto de destaque é o apoio à Escola de Educação Básica (ESEBA/UFU), que tem recebido investimentos para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, como o uso de tecnologias assistivas, inclusão e acessibilidade nos espaços de ensino.
O vice-reitor da UFU, Carlos Henrique Martins, também celebrou a conquista, destacando a importância do investimento estadual. “Receber esses recursos foi fundamental. A visita do secretário foi uma oportunidade para expressarmos nosso agradecimento pelo apoio recebido”, afirmou.
Entrega e ampliação do atendimento à população
Segundo o superintendente do HC-UFU, Marcus Vinícius de Pádua Netto, a primeira fase de ocupação do novo bloco será concluída com a abertura de 90 leitos, com equipamentos já adquiridos. "Até o final de outubro, esperamos iniciar os atendimentos nesse novo espaço, oferecendo um serviço de qualidade ainda maior para a população", afirmou o superintendente.