Acre
09.05.2024A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Educação Especial, realizou na manhã desta quinta-feira, 9, no auditório do Centro de Ensino Especial Dom Bosco, uma formação para professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas.
De acordo com Girlane Brana, professora formadora do Departamento, a formação acontece presencialmente para mais de 200 professores de Rio Branco na parte da manhã e na parte da tarde. Na sequência, segundo ela, acontecerá a formação à distância para os professores dos municípios.
Ela destaca que a importância da formação dos professores da sala de recursos serve para o melhor atendimento dos alunos que fazem parte do público-alvo das salas de AEE. São alunos que tem desde Transtorno do Espectro Autista (TEA), até alunos que tenham quaisquer tipos de deficiências.
“Nessas formações é dado o suporte pedagógico para que os professores possam trabalhar tanto na sala de recursos como nas salas de aula comum. No momento, a formação está sendo aplicada para os professores das salas de recursos, para que eles possam trabalhar de forma específica”, explicou.
Ainda de acordo com a professora Girlane Brana, a formação irá acontecer em módulos a cada dois meses. “Dessa forma, os professores poderão trabalhar com cada especificidade do aluno e ter condições de dar um suporte melhor à sua educação”, fez questão de dizer.
A professora Sônia Brasil trabalha na sala de AEE da escola Natalino da Silveira Brito, localizada no bairro Estação Experimental. Segundo ela, a formação permite adquirir novos conhecimentos que podem ser compartilhados com outros profissionais e com os próprios alunos.
“Esses conhecimentos levamos para a escola, compartilhamos com os professores para eu se possa chegar aos alunos, que é a nossa finalidade principal, a gente trabalha em prol do aluno”, disse.