Minas Gerais
11.09.2025A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) esteve presente no 11º Fórum Mineiro de Educação, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nos dias 9 e 10 de setembro, em Belo Horizonte. O evento reuniu prefeitos, gestores, professores e especialistas de renome nacional para debater os principais desafios e soluções para o fortalecimento da educação pública.
No segundo dia (10/9), os debates abordaram temas como acessibilidade e inclusão, além da importância de assegurar que os estudantes permaneçam em sala de aula. Nesse contexto, foi destacada a Busca Ativa Escolar, iniciativa da SEE/MG que reforça a permanência dos alunos e combate à evasão por meio de ações concretas junto às comunidades.
Regime de Colaboração entre Estado e Municípios
Durante o encontro, a subsecretária de Articulação Educacional, Cláudia Lara, e a assessora de Articulação Municipal, Jânua Gervásio, apresentaram a importância do Regime de Colaboração e reforçaram as ações referentes ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que acontece neste ano.
O SAEB tem papel estratégico ao oferecer um diagnóstico detalhado da qualidade da educação no país. A partir de dados concretos, possibilita a formulação de políticas públicas mais eficazes. Além de avaliar o desempenho dos estudantes, o sistema aponta pontos fortes e fragilidades de escolas e redes de ensino, tornando-se uma ferramenta essencial para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a implementação de programas que atendam melhor às necessidades reais dos estudantes.
Na oportunidade, elas também destacaram iniciativas como o Pacto Mineiro pela Alfabetização, o Programa de Fortalecimento das Escolas Municipais e o Projeto Mãos Dadas, ações pedagógicas conjuntas, além de instrumentos de gestão como o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).
“Tivemos a oportunidade de falar do fortalecimento dos municípios, do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e, dessa forma, estreitarmos ainda mais os laços com as redes municipais, fazendo com que Minas Gerais seja um estado fortalecido na educação. E, para além disso, garantirmos que todas as crianças mineiras tenham acesso a uma educação de qualidade”, afirmou Cláudia Lara.
Transporte Escolar
Outro ponto de destaque foi o Programa Estadual de Transporte Escolar (PTE), que está presente em 841 municípios mineiros. O tema foi conduzido pelo subsecretário de Administração da SEE/MG, Silas Fagundes, que apresentou as melhorias em andamento no sistema, como a implantação do Sistema Transcolar Rural, tecnologia que digitaliza e georreferencia rotas, aumentando a transparência, otimizando custos e aprimorando o atendimento aos estudantes da zona rural.
Durante sua participação, Silas respondeu a dúvidas dos gestores municipais e reforçou o compromisso da Secretaria em aprimorar a gestão e a eficiência do transporte escolar em todo o estado.
“Discutimos assuntos importantes na área educacional, como o transporte escolar e o repasse de recursos para construção, mobiliário e aquisição de veículos. O debate foi fundamental para esclarecer dúvidas dos municípios. Essa parceria é essencial, e tanto o Estado quanto os municípios vão colher frutos dela”, destacou Silas Fagundes.