Secretaria de Educação do Acre visita Seduc-MT para conhecer atuação da Comissão de Ética

Mato Grosso

03.05.2024

Claryssa Amorim | Seduc-MT

A atuação da Comissão de Ética da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) despertou a atenção da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE-AC), que enviará técnicos e educadores a Cuiabá, nesta terça-feira (07.05), para conhecerem detalhes dos trabalhos desenvolvidos. A visita técnica e reuniões entre as partes acontecerá na sede do Órgão Central no período matutino.

A Comissão de Ética da Seduc é responsável pela aplicação do Código de Ética do Servidor Público do Estado de Mato Grosso (Lei Complementar n° 112/02), no âmbito da Pasta. A Comissão atua como instância educativa e orientativa dos servidores e da comunidade em geral e, consultiva dos dirigentes, respondendo a questionamentos sobre o Regramento Ético.

“Por uma busca simples pela internet, o trabalho da Comissão de Ética de Mato Grosso chamou atenção pelos inúmeros materiais encontrados no site da Seduc”, explicou o presidente da Comissão de Ética, Luis Lopes da Silva. Segundo ele, se trata de uma boa prática que tem a participação de todos os servidores que atuam na comissão e do apoio que tem recebido da pasta.

“Recebemos a ligação da equipe de comissão de ética do Acre informando que o nosso trabalho chamou a atenção. A equipe havia realizado uma busca relacionada ao tema em todos os estados, após o secretário de Educação de lá pedir exemplos de trabalhos desenvolvidos por diversas comissões”, completou Luis.

Entre as ações que se destacaram está uma formação realizada pela Seduc-MT todos os anos aos servidores das 14 Diretorias Regionais de Educação (DREs), com a palestra Perfil Ético do Servidor. A meta deste ano é que sejam alcançadas com novas palestras todas as DREs até junho. Até o momento, já foram formadas quatro DREs. Ano passado, em apenas um encontro de formação, mais de 900 servidores participaram do evento.
 
Um dos membros titular da comissão, Ana Nogueira, disse que saber que o trabalho desenvolvido pela Comissão de Ética está gerando exemplos para outros estados, a deixa com a certeza de que a equipe da Seduc-MT está no caminho certo.

“Lá na página da Comissão de Ética no site da Seduc tem cartilha, guia orientativo de como acolher a pessoa em uma situação de reclamação, por exemplo. Trabalhamos também com formações orientando sobre várias situações. Agora, chegou a vez de apresentarmos nosso trabalho à Comissão de Ética do Acre”, comemorou Ana.

A Comissão de Ética da Seduc-MT é composta pelo presidente Luis Lopes da Silva; os membros Ana Nogueira, Leiza de França, Everaldo Moraes, José Geraldo da Silva e Luzinéia Guimarães; a secretária executiva Isadora Falbot; técnica da secretária executiva, Deize Lúcia e o técnico Guilherme Eduardo.