Secretaria de Educação de Mato Grosso participa do 1º Encontro Regional do Consed em Goiânia

Mato Grosso

08.08.2024

Rui Matos | Seduc-MT

O 1º Encontro Regional do Consed iniciado em Goiânia (GO), nesta quinta-feira (08), traz à tona questões essenciais para a educação pública. Para o secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, o evento “é uma plataforma estratégica para continuar discutindo e repensando sobre a formação dos professores e da recomposição da aprendizagem”. 

A abertura do encontro, que se estenderá até sexta-feira (09), contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o vice-governador do Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (Barbosinha) e a diretora executiva do Consed, Nilce Costa.

Alan Porto ressalta a importância da colaboração entre os estados, afirmando que “somente através de uma cooperação mútua conseguimos enfrentar os desafios que a educação apresenta atualmente, trabalhando em áreas-chave como a formação de professores, gestão pedagógica, tecnologias educacionais e gestão administrativa. 

O secretário também se manifesta sobre as discussões que emergem do encontro: “Abordar a formação de professores e a gestão pedagógica é imprescindível. Precisamos de soluções inovadoras e efetivas que respondam às necessidades contemporâneas de nossos educadores e alunos”, afirmou. 

Alan Porto: “Esse evento é um passo significativo na construção de uma educação mais forte e resiliente no Centro Oeste”.  Foto: Assessoria

Ele também expressou suas expectativas quanto ao compartilhamento de boas práticas. Para o secretário, é importante que as experiências que surgirem tenham o potencial de impactar positivamente a educação em todo os estados do Centro Oeste. Em razão disso, a Seduc-MT levou ao evento gestores escolares, superintendentes, lideranças pedagógicas e coordenadores regionais.

O evento também promove a interação e colaboração entre os demais secretários de Educação como a anfitriã do evento, Fátima Gavioli (GO), Hélio Daher (MS) e Hélvia Paranaguá (DF), criando um cenário propício para a troca de experiências e melhores práticas.

Para o secretário, o impacto das discussões durante o evento poderá moldar o futuro da educação em Mato Grosso e região. Através das trocas de experiências e soluções apresentadas, espera-se que novas diretrizes e práticas sejam implementadas nas escolas locais. 

Alan Porto finaliza destacando eu, “este encontro não é apenas um evento isolado, mas um passo significativo na construção de uma educação mais forte e resiliente na comunidade escolar da região Centro Oeste”.