Avaliações
21.01.2015O que é o Seape
Criado em 2009, o Sistema é uma avaliação em larga escala em que se analisa a evolução da qualidade do sistema público de ensino, verificando anualmente o desempenho dos alunos da educação básica (nos 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, e no 3º ano do ensino médio). Adotando metodologias dos padrões nacionais e internacionais para avaliações do tipo, os testes são voltados para as áreas do conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática, fazendo com que o Seape se torne um instrumento para detectar pontos de trabalho que irão contribuir para o avanço do ensino e da aprendizagem. Além disso, também é realizada a verificação dos fatores associados ao desempenho escolar, como a questão socioeconômica. Entretanto, como afirma o diretor de ensino da SEE, Josenir Calixto, “não há concentração de qualidade em determinados locais. Apesar do aprendizado de um jovem em situações favoráveis ser mais fácil, a qualidade da escola e da gestão escolar é capaz de minimizar – e até anular – os efeitos negativos de certas situações desfavoráveis”.
“Tudo vem da dedicação com que fazemos o nosso trabalho”
“É gratificante e nos enche de orgulho perceber o empenho e a dedicação dos profissionais da escola pela educação. O que vocês estão fazendo eleva a autoestima das crianças e constrói, além dos conhecimentos científicos, valores morais”, disse o secretário.
não há concentração de qualidade em determinados locais. Apesar do aprendizado de um jovem em situações favoráveis ser mais fácil, a qualidade da escola e da gestão escolar é capaz de minimizar – e até anular – os efeitos negativos de certas situações desfavoráveis
Nesta semana, o secretário da SEE, Marco Brandão, durante suas agendas de visitas, esteve na Escola Estadual João Mariano da Silva, que obteve o melhor desempenho na rede pública estadual de ensino nos resultados do Seape. “É gratificante e nos enche de orgulho perceber o empenho e a dedicação dos profissionais da escola pela educação. O que vocês estão fazendo eleva a autoestima das crianças e constrói, além dos conhecimentos científicos, valores morais”, disse o secretário.
A escola também superou, nos seus resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as projeções para 2017 (no 5º ano do ensino fundamental) e para 2019 (no 9º ano do ensino fundamental). Para a gestora da Escola João Mariano, Eliete Maia, “tudo vem da dedicação com que fazemos o nosso trabalho”.
Outra escola que superou projeções, desta vez para o Seape de 2015, foi a Escola Estadual Mozart Donizetti, que também recebeu a visita da equipe da SEE. Para a gestora da instituição, Raimunda Barros, “a escola não seria nada sem o trabalho realizado em união com os funcionários. Os resultados são apenas reflexo do que acontece na escola todos os dias”.
Resultados positivos
Ainda de acordo com Josenir Calixto, “houve uma melhora em todas as etapas, principalmente no padrão considerado ‘avançado’. Está entre os planos da Secretaria continuar investindo na gestão de ensino, voltando as atividades pedagógicas para capacitação dos alunos, e nas formações continuadas para gestores, professores e equipe pedagógica, aproximando o conteúdo escolar do cotidiano dos alunos”.
Os números da avaliação mais recente, realizada com mais de 20 mil alunos da rede estadual pública de ensino, mostram uma melhora significativa em relação aos anos anteriores, incluindo o 9º ano do ensino fundamental, em que, apesar do crescimento moderado, também é possível perceber uma elevação dos índices.
LÍNGUA PORTUGUESA (Resultados gerais)
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: 2010 = 477,8 / 2013 = 505,9
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: 2009 = 183,9 / 2013 = 192,7
9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: 2009 = 228,2 / 2013 = 234,6
3º ANO DO ENSINO MÉDIO: 2009 = 242,9 / 2013 = 258,1
MATEMÁTICA (Resultados gerais)
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: 2010 = 738,1 / 2013 = 758,4
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: 2009 = 192,2 / 2013 = 210,6
9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: 2009 = 234,7 / 2013 = 240,1
3º ANO DO ENSINO MÉDIO: 2009 = 249,7 / 2013 = 255,2