Bahia
12.08.2019Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou uma série de debates sobre a progressão escolar, intitulada "Caminhos da Aprendizagem". No primeiro encontro, a convidada foi a professora Maria do Pilar Lacerda, diretora da Fundação Santa Maria (SM) e ex-secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), que tratou sobre a perspectiva histórica do tema no Brasil. Participaram da discussão estudantes, diretores e coordenadores pedagógicos de 30 escolas estaduais, além de profissionais da educação e gestores da SEC.
O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da autoavaliação da rede estadual para promover a qualificação na progressão escolar dos estudantes. “Nós não podemos ter medo ou receio de debatermos temas que são relevantes para o fortalecimento da Educação, porque é a partir destes diagnósticos que vamos buscar soluções para promover a progressão dos nossos alunos na Educação Básica. É um direito das crianças e dos jovens a oportunidade desta formação. Apesar de estarmos abertos a ouvir as demandas da comunidade escolar, é nossa obrigação buscar as soluções”, destacou.
Segundo a professora Maria do Pilar Lacerda, a discussão é fundamental, principalmente porque no Brasil a concepção da educação para todos é recente. “Temos que fazer uma discussão ampla, porque no Brasil se naturalizou que a criança pobre não ficaria na escola e este debate tem que vir à tona. Mas, para que isso aconteça, os agentes da Educação têm que estar debruçados sobre o tema. Isso é um projeto que a escola traça caminhos para que o estudante aprenda aquele conteúdo que tem dificuldades, resultando na sua progressão escolar”, disse.
Para a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Falcão, a progressão escolar está voltada para a valorização de cada indivíduo. “O olhar está sempre no processo de aprendizagem. O fundamental é que sejam respeitadas as dificuldades individuais de cada estudante. Então, é preciso se avaliar todas as possibilidades e estratégias que promovam a aprendizagem dos estudantes para proporcionar sua progressão escolar”, enfatizou.
O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Cassiano Tavares, do Colégio Estadual Abílio Cesar Borges, no bairro de Roma, contou que o debate é essencial para dinamizar o diálogo sobre o tema. “Claro que queremos conversar sobre a progressão escolar porque muitos se encontram desestimulados quando isso não ocorre. Então, estudar formas que contribuam para este processo beneficia os estudantes e garante a continuidade na escola”, ressaltou.
A série de debates sobre progressão escolar continua no dia 16/08, abordando o tema “Perspectiva Ética e Moral”, com o professor Cipriano Luchesi (UFBA); no dia 26/08, sobre “Panorama Mundial”, com a professora Paula Louzano (Faculdade da Educação da UNP Chile); no dia 03/09 a apresentação será sobre a “Perspectiva educacional”, com professor Ítalo Dutra (UNICEF).