Santa Catarina realiza ciclo de seminários sobre a Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais

Santa Catarina

02.08.2024

A Secretaria de Estado de Educação (SED) de Santa Catarina realiza o ciclo de seminários “Fortalecimento da Implementação da Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais: História e Cultura Africana e Afro-Brasileira” durante o mês de agosto. Ao todo, serão cinco encontros online sobre a temática. O primeiro deles aconteceu na última quinta-feira, 1º.

O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, abriu o evento e reforçou o compromisso de fortalecer a Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais na Rede Estadual de Ensino. O Promotor de Justiça Marcelo Brito também participou do encontro e destacou as ações realizadas no âmbito do Ministério Público de Santa Catarina.

A mediadora do primeiro encontro foi Maria Aparecida Rita Moreira, sócia-fundadora da AENSC, pós-doutora em Educação e professora aposentada da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, que representou a sociedade civil. Já a conferencista foi a diretora de Políticas de Educação Étnico-racial Educação Escolar Quilombola, do Ministério da Educação, Wilma de Nazaré Baia Coelho.

Ao longo deste mês, mediadores e palestrantes convidados irão tratar de temas como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Currículo da Educação Básica e Estatuto da Igualdade Racial e também a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola.

Os encontros foram batizados em homenagem a Antonieta de Barros, Cruz e Sousa, Abdias do Nascimento e Carolina Maria de Jesus. São cerca de 5.280 profissionais envolvidos nos eventos, entre eles representantes da SED, das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e das unidades escolares. A carga horária será de 10 horas e os participantes com 100% de frequência receberão certificação.