Rio Grande do Norte realiza preparação para avaliações educacionais

Rio Grande do Norte

11.10.2024

Os coordenadores de Aplicação da Avaliação Somativa da Rede Estadual (SIMAIS Somativa) estão reunidos hoje (11), em Natal, para formação. Esses coordenadores terão a responsabilidade de organizar e supervisionar todo o processo de aplicação das provas, assegurando que tudo ocorra de acordo com os procedimentos estabelecidos.

Ontem foi a vez dos coordenadores de Polos de Aplicação da Avaliação de Alfabetização (SIMAIS Alfa) participarem de uma formação presencial, preparando-se para conduzir a aplicação da avaliação em escolas de todo o estado. 

A SIMAIS Somativa será aplicada aos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, também com provas de língua portuguesa e matemática. A SIMAIS Alfa tem como foco avaliar as habilidades de leitura e matemática dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, tanto da rede estadual quanto das redes municipais de ensino. 

“Ambas as avaliações desempenham um papel crucial no diagnóstico do ensino-aprendizagem e no acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes, permitindo que gestores e educadores identifiquem áreas que precisam de maior atenção e suporte, promovendo, assim, melhorias contínuas no sistema educacional do Rio Grande do Norte”, pontua Afonso Gomes, subcoordenador de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do RN.

Essas avaliações são fundamentais para medir o progresso dos estudantes em diferentes etapas da educação básica e para fornecer dados que embasem o planejamento e as políticas educacionais, como o cálculo do Indicador Criança Alfabetizada a ser realizado pelo INEP.

A SIMAIS Somativa 2024 será realizada nos dias 12 e 13 de novembro, e as provas serão compostas por questões de múltipla escolha baseadas nas matrizes de referência alinhadas ao currículo estadual e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses testes serão utilizados para gerar indicadores que orientem o monitoramento da qualidade, equidade e eficiência educacional na rede estadual, além de apoiar o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação.