Rio Grande do Norte
11.10.2024Os coordenadores de Aplicação da Avaliação Somativa da Rede Estadual (SIMAIS Somativa) estão reunidos hoje (11), em Natal, para formação. Esses coordenadores terão a responsabilidade de organizar e supervisionar todo o processo de aplicação das provas, assegurando que tudo ocorra de acordo com os procedimentos estabelecidos.
Ontem foi a vez dos coordenadores de Polos de Aplicação da Avaliação de Alfabetização (SIMAIS Alfa) participarem de uma formação presencial, preparando-se para conduzir a aplicação da avaliação em escolas de todo o estado.
A SIMAIS Somativa será aplicada aos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, também com provas de língua portuguesa e matemática. A SIMAIS Alfa tem como foco avaliar as habilidades de leitura e matemática dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, tanto da rede estadual quanto das redes municipais de ensino.
“Ambas as avaliações desempenham um papel crucial no diagnóstico do ensino-aprendizagem e no acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes, permitindo que gestores e educadores identifiquem áreas que precisam de maior atenção e suporte, promovendo, assim, melhorias contínuas no sistema educacional do Rio Grande do Norte”, pontua Afonso Gomes, subcoordenador de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do RN.
Essas avaliações são fundamentais para medir o progresso dos estudantes em diferentes etapas da educação básica e para fornecer dados que embasem o planejamento e as políticas educacionais, como o cálculo do Indicador Criança Alfabetizada a ser realizado pelo INEP.
A SIMAIS Somativa 2024 será realizada nos dias 12 e 13 de novembro, e as provas serão compostas por questões de múltipla escolha baseadas nas matrizes de referência alinhadas ao currículo estadual e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses testes serão utilizados para gerar indicadores que orientem o monitoramento da qualidade, equidade e eficiência educacional na rede estadual, além de apoiar o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação.