Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
03.06.2019O processo de escolha de diretores e vice-diretores das escolas da rede estadual de ensino em Minas Gerais envolve mais do que alunos, professores e funcionários da instituição de ensino: os pais ou os responsáveis dos estudantes também participam e têm responsabilidades a cumprir durante o período de seleção dos gestores.
O processo de escolha teve início em 24 de abril quando a Secretaria de Estado de Educação (SEE) publicou a Resolução SEE Nº 4112/2019, que dispõe sobre as diretrizes do processo de escolha de diretores e vice-diretores das escolas estaduais mineiras. De acordo com o documento, a data da escolha dos candidatos será no dia 14 de junho.
Os pais ou responsáveis fazem parte da Comissão Organizadora, cuja criação também é orientada pela resolução. Entre os que compõem esta comissão, além de pais, mães ou tutores, estão estudantes e profissionais em exercício na escola e todos os membros que foram eleitos em assembleia. A Comissão Organizadora tem, entre suas atribuições, o planejamento, a divulgação e a coordenação do processo de escolha, além de convocação da comunidade escolar para as reuniões de apresentação dos candidatos e para a votação.
De acordo com a analista educacional da Diretoria de Ensino Fundamental da SEE, Maximiliana Greggio, a função dos pais que participam da comissão é, principalmente, tornar as propostas pedagógicas das escolas mais conhecidas entre as comunidades escolares, além de conduzir a análise dos Planos de Gestão apresentados pelas chapas. “Como é uma atribuição da comissão dar acesso ao planejamento pedagógico para toda a comunidade escolar, ter pais, mães ou responsáveis pelos estudantes fazendo parte dela é importantíssimo, pois é o momento em que eles discutem a existência da proposta da escola no processo de aprendizagem dos estudantes. É a hora de entender e analisar os planos de gestão de cada chapa candidata”, explicou Maximiliana.
Entender as propostas dos candidatos à direção e vice-direção da Escola Estadual Judith Vianna, em Alfenas, no Sul de Minas, é o que Pauline Quesada mais tem feito como membro da comissão durante as reuniões de apresentação das chapas. Ela é mãe da aluna Laura Quesada, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, e se diz satisfeita por poder participar desse processo de escolha.
“Acho interessante porque essa é uma forma de estarmos dentro da escola onde nossos filhos estudam, conhecendo de perto os processos, os planos pedagógicos e observando se as propostas dos candidatos estão alinhadas à realidade da escola, dos estudantes e da comunidade. Acredito que os pais e mães têm papel fundamental nisso. A comissão é uma boa oportunidade para contribuirmos com a nossa opinião e definir o que é melhor para a escola”, enfatizou Pauline.
A escolha de diretores e vice-diretores acontece, em toda a rede estadual, no dia 14 de junho. Até lá, as Comissões Organizadoras de cada escola estadual realizam reuniões para apresentação dos Planos de Gestão dos candidatos e discussão das propostas para as unidades de ensino.
Escolha de diretores e vice-diretores
De acordo com a Resolução SEE Nº 4112/2019, estão aptos a participar do processo de escolha dos gestores escolares: os professores em exercício na escola; servidores ocupantes de cargo efetivo, de quaisquer das carreiras dos Profissionais de Educação Básica ou de função pública estável ou designado para o exercício de função pública; comunidade atendida pela escola; estudantes com idade igual ou superior a 14 anos; estudantes com idade igual ou superior a 14 anos matriculados no ensino médio ou na educação profissional e pais ou responsáveis de estudantes menores de 14 anos matriculados no ensino fundamental ou de alunos impossibilitados de votar.
O processo de escolha de diretores e vice-diretores das escolas da rede estadual de ensino em Minas Gerais envolve mais do que alunos, professores e funcionários da instituição de ensino: os pais ou os responsáveis dos estudantes também participam e têm responsabilidades a cumprir durante o período de seleção dos gestores.
O processo de escolha teve início em 24 de abril quando a Secretaria de Estado de Educação (SEE) publicou a Resolução SEE Nº 4112/2019, que dispõe sobre as diretrizes do processo de escolha de diretores e vice-diretores das escolas estaduais mineiras. De acordo com o documento, a data da escolha dos candidatos será no dia 14 de junho.
Os pais ou responsáveis fazem parte da Comissão Organizadora, cuja criação também é orientada pela resolução. Entre os que compõem esta comissão, além de pais, mães ou tutores, estão estudantes e profissionais em exercício na escola e todos os membros que foram eleitos em assembleia. A Comissão Organizadora tem, entre suas atribuições, o planejamento, a divulgação e a coordenação do processo de escolha, além de convocação da comunidade escolar para as reuniões de apresentação dos candidatos e para a votação.
De acordo com a analista educacional da Diretoria de Ensino Fundamental da SEE, Maximiliana Greggio, a função dos pais que participam da comissão é, principalmente, tornar as propostas pedagógicas das escolas mais conhecidas entre as comunidades escolares, além de conduzir a análise dos Planos de Gestão apresentados pelas chapas. “Como é uma atribuição da comissão dar acesso ao planejamento pedagógico para toda a comunidade escolar, ter pais, mães ou responsáveis pelos estudantes fazendo parte dela é importantíssimo, pois é o momento em que eles discutem a existência da proposta da escola no processo de aprendizagem dos estudantes. É a hora de entender e analisar os planos de gestão de cada chapa candidata”, explicou Maximiliana.
Entender as propostas dos candidatos à direção e vice-direção da Escola Estadual Judith Vianna, em Alfenas, no Sul de Minas, é o que Pauline Quesada mais tem feito como membro da comissão durante as reuniões de apresentação das chapas. Ela é mãe da aluna Laura Quesada, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, e se diz satisfeita por poder participar desse processo de escolha.
“Acho interessante porque essa é uma forma de estarmos dentro da escola onde nossos filhos estudam, conhecendo de perto os processos, os planos pedagógicos e observando se as propostas dos candidatos estão alinhadas à realidade da escola, dos estudantes e da comunidade. Acredito que os pais e mães têm papel fundamental nisso. A comissão é uma boa oportunidade para contribuirmos com a nossa opinião e definir o que é melhor para a escola”, enfatizou Pauline.
A escolha de diretores e vice-diretores acontece, em toda a rede estadual, no dia 14 de junho. Até lá, as Comissões Organizadoras de cada escola estadual realizam reuniões para apresentação dos Planos de Gestão dos candidatos e discussão das propostas para as unidades de ensino.
Escolha de diretores e vice-diretores
De acordo com a Resolução SEE Nº 4112/2019, estão aptos a participar do processo de escolha dos gestores escolares: os professores em exercício na escola; servidores ocupantes de cargo efetivo, de quaisquer das carreiras dos Profissionais de Educação Básica ou de função pública estável ou designado para o exercício de função pública; comunidade atendida pela escola; estudantes com idade igual ou superior a 14 anos; estudantes com idade igual ou superior a 14 anos matriculados no ensino médio ou na educação profissional e pais ou responsáveis de estudantes menores de 14 anos matriculados no ensino fundamental ou de alunos impossibilitados de votar.