Representantes da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco participam do Festival REC’n’Play

Pernambuco

11.11.2024

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco marca presença na 6ª Edição do Festival REC’n’Play 2024, realizado entre os dias 6 e 9 de novembro. Conhecido como carnaval do conhecimento, o festival busca aproximar o público de temas como tecnologia, inovação e empreendedorismo por meio de atividades interativas, artísticas, culturais e de formação. A pasta de educação do estado estará presente na programação do festival em palestras, oficinas, rodas de diálogo, competição de robôs e apresentações de projetos. 

O secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, participou, nesta quarta-feira (06), no primeiro dia do festival, de uma palestra que abordou  a temática “Interiorização da Cultura de Inovação”. O momento foi realizado na sede da CESAR School, na área central do Recife, e discutiu as estratégias para levar iniciativas inovadoras e tecnológicas a todas as regiões do estado, promovendo oportunidades de desenvolvimento educacional. Durante o evento, o secretário destacou a importância da inovação como caminho para a transformação social e ressaltou o papel das políticas públicas nesse processo.

“Foi muito legal estar aqui nesse patrimônio do estado que é o REC’n’Play. Viemos mostrar tudo aquilo que a gente vem fazendo junto com o CESAR School para levar a formação na área de tecnologia para o interior. A gente sabe que no Recife tem um grande trabalho com tecnologia, mas estamos interiorizando esses conhecimentos para além da capital. Mais do que isso, a gente quer garantir que os estudantes possam aprender e empreender no digital onde quer que eles estejam”, destacou Alexandre.

Cerca de 15 estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, situada no bairro de Casa Amarela, acompanharam a primeira palestra. Entre eles, estava Ana Clara Pereira, do 1º ano. Participando do REC’n”Play pela primeira vez, a aluna aproveitou a palestra para abrir os horizontes quanto às áreas de tecnologias voltadas para a comunicação e inovação digital. 

“Foi uma palestra muito interessante. Falaram muito sobre inteligência artificial e as oportunidades com as tecnologias. Também abordaram as melhorias nos cursos técnicos de tecnologia que estão por vir, o que é muito importante. Mudou bastante o meu ponto de vista o que vi aqui e vou levar para o resto da minha vida. É minha primeira vez vindo para o REC’n’Play e eu estou adorando. É uma experiência realmente incrível e inspiradora”, finalizou Ana.

Pedro Paulo, estudante do 2º ano, também esteve presente na palestra e aprovou os temas abordados. “Eu adorei a palestra, gostei muito mesmo! Achei que o assunto foi muito pertinente, principalmente, no fato de falar sobre oportunizar as pessoas que têm menos acesso ao desenvolvimento. O que foi exposto aqui é muito interessante para acabar mudando o nosso pensamento antes de acompanhar uma palestra com um assunto tão rico e relevante. A gente sai daqui com muitas ideias e coisas boas para o futuro”, disse.

O REC’n’Play segue com uma programação diversificada até o sábado (09). Na tarde desta quinta-feira (07), o secretário Alexandre Schneider vai ministrar a sua segunda palestra no festival. O tema será “IA na educação: diálogos intersetoriais”, no Cinema do Porto, no Porto Digital, às 14h30. 

“Neste segundo encontro, vamos discutir o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho e os desafios que ela representa para a educação. Além disso, vamos abordar como a inteligência artificial está sendo aplicada no processo educacional, trazendo novas possibilidades e questões que essa tecnologia nos oferece. São temas importantes e conto com a presença de todos para enriquecer esse debate”, completou Alexandre.