Religiosidade, tradição e simulados são trabalhados em escola estadual

Mato Grosso do Sul

02.07.2024

A Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta educação em tempo integral, em Corumbá, realizou nos últimos dias duas ações pedagógicas inclusivas, tratam-se da condução do andor de São João para ser banhado no Rio Paraguai (24.06) e do simulado em formato das principais avaliações externas nacionais e estaduais.

Banho de São João

Na manhã do dia 24 de junho, pelo terceiro ano consecutivo, a comunidade escolar realizou a condução do Andor de São João, às margens do Rio Paraguai, para realizar a simbologia histórica de banhar o santo em águas correntes, concretizando a passagem bíblica de batismo de Cristo.

A descida do Andor às águas do Rio Paraguai ilustra diversas tradições históricas de Corumbá e Ladário. O famoso Banho de São João, em Corumbá,  inscrito no Livro das Celebrações, nos termos do inciso II do art. 16 da Lei estadual/MS nº 3.522, de 2008, e em maio de 2021 teve seu reconhecimento como patrimônio imaterial nacional pelo IPHAN no livro de Registro das Celebrações, o Banho de São João é uma manifestação cultural de caráter religioso, praticada há muitos anos em Corumbá e Ladário. Os devotos-festeiros, em suas casas ou comunidades, honram o santo de diferentes formas, inclusive a partir de religiões distintas.

Por promessas feitas, graças alcançadas ou costumes familiares, católicos, umbandistas, candomblecistas e kardecistas, realizam novenas, missas, rezas, giras e festas, para agradecer e pedir bençãos e proteção. No dia 23 de junho os devotos agrupam suas comunidades e, carregando andores bem ornamentados, com a imagem de São João no topo, seguem para a beira do Rio Paraguai para banhar o santo. Acredita-se que as águas do rio se tornam miraculosas nessa noite, quando o batismo de São João por Cristo, nas águas do Rio Jordão, é relembrado, motivando o banho do santo.

Essas marcas históricas são fundamentais na construção identitária desses estudantes, conforme aponta a Base Nacional Comum Curricular: contemplada pela habilidade (EF01HI08)- Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Após o estudo teórico, a Escola JGP realizou a prática do Banho: estudantes do ensino fundamental e médio, desceram com o  andor na ladeira Cunha e Cruz, entoando as canções tradicionais juninas. O grupo encontrou ainda um andor de São João de uma escola municipal, que cumprimentaram-se seguiram mais uma tradição histórica local: o cumprimento de andores.

“A EE JGP busca inserir suas tradições históricas locais, de Corumbá, Ladário e fronteira em seu repertório pedagógico, apoiado nas orientações da BNCC e do Currículo Pedagógico de Mato Grosso do Sul”, enfatiza diretora Érica Oliveira do Espírito Santo Gonçalves. 

As fotos deste momento histórico podem ser conferidas pelo endereço eletrônico: https://web.facebook.com/media/set?vanity=61550657879189&set=a.122188001540021929 

Simulado

 

Os estudantes do 8º ano do ensino fundamental, 2º e 3º anos do ensino médio da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho realizaram, no dia 25 de junho, simulado em formato das principais avaliações externas nacionais e estaduais: Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), Saems (Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul) e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A proposta é familiarizar os estudantes com os formatos das avaliações externas nacionais e subsidiar o modelo de avaliação interna institucional a fim de uniformizar ao menos um dos processos avaliativos bimestrais.

Os simulados foram elaborados com base nas habilidades e competências desenvolvidas no segundo bimestre pela equipe pedagógica da escola JGP. A nota deste processo avaliativo fará composição da nota geral do 2º bimestre.

Pais e estudantes foram orientados de forma antecipada sobre a data do simulado, com a finalidade de preparação e estudo prévio. Neste dia de avaliação os estudantes tiveram horário de aula adaptado, bem como as atividades de lanche, almoço e jogos de recreação.

Os benefícios do simulado escolar ou avaliações de aprendizagem se apresentam como uma das melhores maneiras de acompanhar o progresso dos alunos, ao contribuir com a aquisição do conhecimento, além de possibilitar o aumento da segurança e a autoconfiança dos estudantes, posturas essenciais para alcançar um bom desempenho acadêmico, assim como:

Vivenciar a dinâmica de prova, oferecendo a mesma dinâmica de exames oficiais: o mesmo formato, as mesmas regras e o mesmo tempo para a realização, correção e feedback. Treinar o tempo de resposta às questões, permitindo a identificação das áreas em que o aluno demora mais ou menos para responder, da melhor forma de realizar a prova e responder no tempo estipulado.

Preparar o aluno emocional e fisicamente, ensinando como se comportar diante de um exame e treinando na prática questões relacionadas ao tempo, ao cansaço, à ansiedade e até mesmo ao que fazer quando não se sabe ou está em dúvida na resposta de um item.

Avaliar as habilidades do aluno e gerar dados de desempenho, revelando em quais áreas tem mais facilidade ou dificuldade a partir dos dados obtidos no resultado, possibilitando criar um plano para revisar o conteúdo, tirar dúvidas e melhorar o desempenho.

Melhorar o desempenho dos alunos, identificando com precisão as lacunas de aprendizagem e assim intervindo nas necessidades de cada discente para superar suas dificuldades.

“A Gestão JGP parabeniza à sua equipe pela organização deste simulado e pela viabilização de sua aplicação, contando com a colaboração de todos os profissionais JGP, administrativos e pedagógicos”, lembra diretora adjunta Camila Cavalcante.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.