Regional do Jemg reúne cerca de 10 mil estudantes-atletas

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

05.07.2019

Foto: Tiago Ciccarini

Foto: Tiago Ciccarini

Cerca de 10 mil estudantes-atletas disputaram, na última semana, uma vaga para a etapa estadual da edição 2019 dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2019 (Jemg). A fase regional da maior competição escolar do país ocorreu em sete municípios, entre 24 e 29 de junho.

Ao todo, foram realizados, aproximadamente, 1,3 mil jogos, entre 743 escolas e 352 cidades. As competições aconteceram em Além Paraíba (Zona da Mata), Baependi/Caxambu (Sul), Governador Valadares (Vale do Aço), Pitangui (Centro), Três Marias (Norte) e Uberaba (Triângulo).

Os campeões do basquetebol, futsal, handebol, voleibol e os quatro primeiros colocados do xadrez avançam para a grande final, na etapa estadual, em Uberlândia, de 29 de julho a 3 de agosto. Na próxima fase, também participam os estudantes-atletas das modalidades individuais e paralímpicas, além dos representantes de Belo Horizonte e Uberlândia.

Pela primeira vez na história dos jogos, a Escola Estadual Comendador Nascimento Nunes Leal, de Resplendor, no Vale do Aço, terá representantes do handebol masculino na etapa estadual. O estudante-atleta João Victor Mozer conta o quanto é gratificante conquistar a medalha de ouro e a vaga na estadual. "Estou muito feliz! Está sendo uma experiência muito incrível para mim. A expectativa na Estadual é de fazer bons jogos, novas amizades e, se Deus quiser, com muito treinamento e esforço, vamos em busca de mais uma medalha para nosso município", comenta.

Cabeça erguida

O Jemg prossegue, mas a lembrança da regional permanece para os milhares de estudantes-atletas que se superaram e saíram de cabeça erguida. Quem não ganhou medalha também ficou satisfeito com os momentos vividos na competição. Um exemplo é o estudante-atleta Kayck Ferreira, 15 anos, da Escola Estadual Jerônimo Pontello, do município de Couto Magalhães de Minas, Regional Norte.

"Eu nunca me senti tão contente igual fiquei nesse Jemg. Nosso time não ganhou medalha, mas nós saímos com o coração tão cheio que é algo inexplicável! O tanto de amizades que fizemos, o tanto de pessoas que conhecemos, isso é muito gratificante. E, nessa etapa, eu aprendi uma coisa muito importante: que nem sempre a vitória vai estar a nosso favor. É com a derrota que a gente fica mais forte, para chegar e disputar com os melhores", avalia.

Valorização do Esporte

O Jemg é uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Os Jogos Escolares de Minas Gerais indicam os representantes do estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais.

Fonte: Agência Minas