Rede Estadual de Educação do RN realiza formação sobre recomposição da aprendizagem em Natal

Rio Grande do Norte

07.07.2025

A Formação Presencial de Avaliação e Recomposição da Aprendizagem chegou nesta semana à capital potiguar, encerrando a etapa regional da iniciativa promovida pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC). A ação integra o Projeto Gestão para Aprendizagem e tem como objetivo apoiar educadores na análise de dados da avaliação diagnóstica e no planejamento de estratégias pedagógicas voltadas à recomposição das aprendizagens dos estudantes.

Após a realização das formações nos polos de Mossoró e Caicó, que mobilizaram centenas de professores de Língua Portuguesa e Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, além de coordenadores pedagógicos, é a vez das equipes das escolas de Natal participarem das oficinas formativas, que estão sediadas no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Ponta Negra.

“A formação tem sido uma ferramenta poderosa para apoiar o professor no uso pedagógico dos dados, ajudando a orientar suas escolhas com intencionalidade e foco no que realmente importa: garantir que cada estudante tenha acesso a uma educação de qualidade”, destacou a secretária de Estado da Educação, professora Socorro Batista, que esteve na abertura das atividades em Natal.

Com duração de dois dias por etapa, os encontros ocorrem em dois polos na capital: um voltado ao Ensino Fundamental e outro ao Ensino Médio. A programação contempla análise de evidências de aprendizagem, planejamento colaborativo de sequências didáticas e fortalecimento de práticas pedagógicas que garantam a equidade e o direito de aprender.

Os encontros integram a estratégia do Governo do Estado de fortalecer a cultura de formação continuada e fomentar o protagonismo docente, com base em dados, colaboração e compromisso com os direitos de aprendizagem.

Confira o cronograma das formações em Natal:

  • 07 e 08 de julho – Polo 1 (Natal | Ensino Médio) e Polo 2 (Natal | Ensino Fundamental)
  • 09 e 10 de julho – Polo 1 (Natal | Ensino Fundamental) e Polo 2 (Natal | Ensino Médio)

Com a realização das oficinas na capital, a rede estadual encerra mais uma etapa do seu esforço coletivo por uma educação pública baseada em evidências, que valoriza a escuta pedagógica e acredita no poder transformador da formação.