Rede Estadual de Educação do Piauí inicia ano letivo

Volta às aulas

17.02.2020

O ano letivo nas escolas da rede pública estadual de ensino piauiense teve início nesta segunda-feira (17), com ações de acolhida e motivação para alunos novatos e veteranos. A intenção é de que todos os estudantes se sintam amparados, preparados e engajados para começar a nova jornada. 

Depois do merecido descanso, estudantes retornaram às escolas com uma série de atividades especiais cuidadosamente preparadas pela Secretaria de Educação. Desde o início da manhã, alunos e professores começaram a ser recepcionados com atividades de integração que irão se estender ao longo do dia de acordo com o turno de cada nível de ensino. No entanto, as unidades estão realizando desde o início do mês reuniões pedagógicas com todos os professores e funcionários. 

Patrícia Silva, de 15 anos, está iniciando a experiência do Ensino Médio e revela o desejo de fazer novas descobertas. "Passei todo o ano de 2019 com muita expectativa por esse momento. Espero poder suprir todas as necessidades de aprendizado nas matérias e conseguir me preparar. Pretendo fazer o Enem nesse ano para ter um teste, uma base. O tempo integral é algo novo e estou ansiosa para ver como vou lidar. Parece ser bem legal", conta a aluna.

Ellen Gera destaca que o momento é oportuno para fazer amizades, interagir, buscar conhecer o novo. "Essa recepção aconchegante aos alunos é um incentivo para que possam prosseguir os estudos e ingressar futuramente em uma universidade. Oferecemos muitas oportunidades. Entre elas, a política de expansão do tempo integral. A escola é lugar de construir o conhecimento, junto aos professores. Estamos aqui para apoiá-los em cada sonho, em cada decisão", salienta o secretário.

Em 2020, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) dará continuidade às ações voltadas à melhoria do ensino e da aprendizagem na rede pública, a ampliação do tempo integral e fortalecimento das competências socioemocionais.

O técnico administrativo do CETI Pedro Mendes Pessoa, Ruan Pereira, localizado no município de Beneditinos, falou que os alunos foram recebidos com muita festa já no clima do carnaval ao som das marchinhas. Na sequência, o núcleo gestor, composto pela diretora Rosimar Sousa, coordenadora Aurimar Rocha e a Supervisora Luzia Melo, fez as boas vindas aos alunos, apresentação dos docentes, leitura do regimento interno da escola e em seguida os alunos foram guiados as suas respectivas sala para a entrega do livro didático.

Ruan lembra que o principal objetivo da mobilização de todos os profissionais que fazem a educação da unidade é a preparação dos jovens para que alcancem seus objetivos. "Procuramos fazer com que todos tenham condições de entrar no ensino superior e no mundo do trabalho. Também para que se formem enquanto cidadãos", observa.

O calendário escolar é composto de 200 dias letivos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e seguirá até final de dezembro nas 650 escolas estaduais.