Mato Grosso do Sul
17.10.2024A equipe da unidade do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) da SED (Secretaria de Estado de Educação), realizou uma visita de monitoramento do curso de Qualificação Profissional Maquiador, na Comunidade Mandela, em Campo Grande.
O curso profissionalizante do Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone acontece na Comunidade Mandela, de forma gratuita, por meio do Programa Mulheres Mil contribuindo para a igualdade social, econômica, racial, étnica e de gênero de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O curso, na área de Ambiente e Saúde, tem como objetivo qualificar o profissional maquiador com conhecimento sólido em seu campo específico, e também para atuar nas diversas atividades e setores, com iniciativa, liderança, multifuncionalidade, capacidade do trabalho em equipe e espírito empreendedor, com responsabilidade social.
A escolaridade mínima do curso de maquiador é o Ensino Fundamental I (1º a 5º) - completo, durante a visita, as estudantes relataram que os professores têm motivado para que eles retomem e assim terem mais oportunidades.
No curso, 25% das estudantes ainda não tem experiência no mercado de trabalho e alguns dos motivos que as levaram a fazer o curso foi para preparar-se para o mundo do trabalho, tendo uma profissão com bom salário.
O Programa Mulheres Mil tem como objetivo atender mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social e econômica, em contexto de pobreza e extrema pobreza; baixo grau ou nenhuma escolarização; responsáveis pelo cuidado das/os filhas/os e/ou familiares; pelos cuidados da casa; vítimas de violência; observando as questões de desigualdade racial e étnica; de orientação sexual e identidade de gênero; geracional; de deficiência; de classe social, etc.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo Pronatec