Minas Gerais
02.12.2024Na última sexta-feira (29), aconteceu em São Paulo (SP) a 13ª edição do Encontro Nacional de Professores. O evento reuniu 54 docentes de seis estados brasileiros, incluindo Minas Gerais, que participaram do programa Educação Viária É Vital (EVV) em 2024.
O evento, realizado pela Fundación MAPFRE, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), tem o objetivo de celebrar o encerramento das atividades do EVV em 2024 e reconhecer os projetos de destaque regionais e nacionais, elaborados pelos educadores a partir dos conhecimentos adquiridos durante o ano.
Prêmios de Minas
Ao todo, 12 projetos de escolas estaduais mineiras foram selecionados como destaques no evento. Desses projetos, três foram selecionados como ‘destaques nacionais’, refletindo sua relevância e a excelência em sua condução.
Entre eles, está a iniciativa desenvolvida pela Escola Estadual Clóvis Salgado, de São Sebastião do Paraíso: o MOB SUS, que visa promover a segurança viária e a mobilidade sustentável para ciclistas, incentivando uma convivência segura e harmoniosa com outros modos de transporte.
“Com muito amor, carinho e dedicação, os estudantes da nossa escola, os verdadeiros protagonistas dessa ação, desenvolveram o projeto vencedor. Com alegria recebemos esse prêmio, que vem para provar a importância de desenvolver a educação no trânsito dentro das escolas, incentivando o senso criativo e crítico dos nossos estudantes desde cedo” comentou Silvia Massoli, professora coordenadora do projeto.
Além dela, a Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena, de Betim, foi premiada com o projeto “Passeio Ciclístico", que busca oferecer aos alunos do Ensino Médio uma experiência prática sobre a importância da educação no trânsito e práticas sustentáveis.
Já a Escola Estadual José Izidoro de Miranda, de Belo Horizonte, conquistou a posição de destaque nacional com a iniciativa “Caminhos Seguros: Educação Viária para Crianças", que convida alunos do 1º ao 5º ano a se tornarem verdadeiros ‘Super Agentes do Trânsito’, por meio de atividades divertidas e educativas.
Educação Viária É Vital
O programa Educação Viária é Vital (EVV) atua há 20 anos no Brasil, promovido pela Fundación MAPFRE, disseminando o conceito de segurança viária de forma participativa e tendo os alunos como protagonistas de seu próprio aprendizado.
Neste ano, a SEE/MG selecionou doze regionais para participar de uma formação de capacitação no programa, totalizando 3.051 servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Barbacena, Campo Belo, Coronel Fabriciano, Diamantina, Janaúba, Leopoldina, Pará de Minas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso e das Metropolitanas A e B.
Todas as escolas da regional indicaram ao menos quatro professores para participar da formação de 200h fornecida pela plataforma da Mapfre.
Além disso, foram oferecidas aulas online, com duração de 2h, nas quais os professores se aprofundaram no diálogo sobre a pauta da educação no trânsito. Após a formação, os servidores ficaram ainda mais aptos a desenvolverem projetos sobre a temática nas escolas.