merenda escolar
19.10.2015Professores da área de Ciências Humanas da Escola Estadual André Antônio Maggi, do município de Novo Mundo, distante de Cuiabá a aproximadamente 740 km, estão inovando ao desenvolver um projeto para que o aluno compreenda seu papel na formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Denominado Protagonismo Juvenil e com ênfase às problemáticas vividas na escola, 14 turmas estão promovendo pequenas revoluções na unidade.
Partindo
da ideia inicial, os alunos se organizam conforme os núcleos de
interesse e realizam as ações. De acordo com as temáticas escolhidas
estão o funcionamento da rádio escolar, sendo tocada pelos próprios
estudantes; a organização da biblioteca; a conservação e manutenção do
patrimônio público, com base na conscientização; a prevenção ao uso de
drogas ilícitas; bullying e o recreio dirigido e monitorado por um
professor, entre outros.
Aliás, até o desperdício da merenda escolar está sendo controlado pelos alunos como um subprojeto dentro da iniciativa do Protagonismo Juvenil, que é interdisciplinar. "O objetivo é fazer com que o aluno compreenda a importância do seu papel no contexto de partícipe na formação de uma sociedade melhor, utilizando abordagens que envolvam as tecnologias e suas aplicações no campo social, com ações planejadas que transcendem o aspecto convencional", pontuam os professores envolvidos.
Mesmo
sendo apenas uma pequena amostra do efeito do trabalho que está em
andamento nos períodos matutino e vespertino, o Protagonismo Juvenil
está fazendo a diferença no ambiente escolar. E no final do ano, quando
se encerra a execução do projeto, serão apresentados os resultados.
No
entanto, os alunos já demonstram no dia a dia a preocupação com as
causas que lhe são pertinentes e ficam mais atentos aos acontecimentos a
sua volta.
A ideia
O
projeto Protagonismo Juvenil nasceu da preocupação dos professores em
ofertar uma aprendizagem significativa, que produzisse efeitos. Esse
despertar veio através da formação continuada, do Pacto Nacional pelo
Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM), promovido em encontros na Sala
do Educador e com orientação do Cefapro de Matupá.
A
ideia está centrada na formação integral dos alunos visando seus
aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais, ou seja, para que
construam sua percepção como sujeitos históricos e políticos e também
para incentivá-los a criar ações que visem contribuir para sua própria
formação.
ELIANA BESS
Assessoria/Seduc-MT