Mato Grosso do Sul
25.06.2024Os estudantes do projeto AJA-MS (Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul) da Escola Estadual Presidente Vargas, em Dourados, participaram do projeto intitulado “Vozes em Ação: Agência de Notícias Escolares”.
A era digital revolucionou a comunicação e a produção de informações, tornando fundamental a habilidade de compreender, analisar e criar textos midiáticos para uma participação crítica e consciente na sociedade contemporânea. Em resposta a essa necessidade, a unidade escolar da REE de Dourados, desenvolveu um projeto inovador com os estudantes do AJA.
O projeto tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento de competências essenciais entre os alunos, por intermédio da criação de uma agência de notícias escolar em formato digital. Os estudantes são incentivados a explorar e compreender diversos gêneros textuais midiáticos, como notícias, reportagens, entrevistas e artigos de opinião. Além disso, o projeto estimula a leitura crítico-reflexiva e promove debates sobre temas transversais, proporcionando aos alunos a oportunidade de produzir textos escritos e imagéticos.
A iniciativa busca desenvolver habilidades de expressão e comunicação em diferentes linguagens. O contato com as tecnologias digitais da informação e comunicação é intensificado, promovendo a inclusão digital dos alunos e ampliando suas competências no uso de ferramentas digitais.
Durante as aulas, são realizadas atividades, debates e diálogos sobre temas variados que podem ser abordados na construção das notícias. A ideia é que esses diálogos despertem a criticidade e a análise profunda dos estudantes. Outra dimensão importante do projeto é a produção de textos escritos e imagéticos, permitindo o desenvolvimento das habilidades de expressão e comunicação dos alunos através de diferentes linguagens.
AJA
O Projeto AJA-MS, ofertado pela SED (Secretaria de Estado de Educação), tem como objetivo atender estudantes que estão com dois ou mais anos em atraso escolar. Na etapa do ensino fundamental, a faixa etária dos estudantes atendidos está entre 14 e 17, e no ensino médio com o Projeto AJA-MS Novos Percursos, 17 a 21 anos.
As atividades da Agência de Notícias Escolares acontecem durante as aulas de Língua Portuguesa e Geografia, com possibilidade de expansão para outros componentes curriculares.
“A proposta da unidade no Projeto AJA representa um passo significativo na preparação dos estudantes para os desafios da era digital, promovendo uma educação inclusiva e voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes”, finaliza diretor Fernando Fernandes Rodrigues.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.