Mato Grosso do Sul
10.06.2024A Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, que oferta educação em tempo integral, em Dourados, está desenvolvendo o projeto "Pomar e Horta Orgânica" e dentro das atividades foi realizado, nos dias 03 a 05 de junho, o curso de "Manejo de Horta", em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Dourados.
O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR, Fábio de Lazari, com aulas teóricas sobre o adubação, manejo, cultivo, tipos de hortaliças e suas particularidades. Na prática os estudantes tiveram a oportunidade de construir os canteiros, realizar as medidas, adubação, contato com o solo, trabalho coletivo e plantio de várias hortaliças. Foram selecionados estudantes do Ensino Médio da escola e esses receberão certificação do SENAR.
“Um projeto, que envolve horta e Pomar, inserido no ambiente escolar torna -se um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos”, menciona diretor João Henrique Bueno de Godoy Filho.
Contudo, o projeto "Pomar e Horta Orgânica" tem a finalidade de contribuir com a merenda escolar, além de ser, uma ferramenta educacional para ensinar sobre agricultura, sustentabilidade, ciclo da vida das plantas, nutrição, matemática (medidas e proporção canteiro, adubação), trabalho em equipe, comprometimento entre outros ensinamentos multidisciplinares.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.