Mato Grosso do Sul
09.10.2024A Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, situada no Núcleo Habitacional Buriti, em Campo Grande, realizou o lançamento do projeto "Olinda Sustentável" - lixo zero, que tem como tema a sensibilização e ação para a conscientização ambiental e preservação do patrimônio público.
O projeto busca refletir sobre a dimensão macro e micro dessa temática, traçando problematizações que abranjam o planeta, o país, o estado, a cidade e finalmente o microcosmo de nossa unidade escolar. Portanto, sendo a escola terreno de formação intelectual e cidadã, faz-se necessário refletir sobre os impactos causados pela nossa geração e pensar em ações que garantam a sobrevivência das gerações futuras, minimizando os nossos danos ao meio ambiente e traçando estratégias para melhorar esse frágil relacionamento entre o homem e a natureza.
O "Olinda Sustentável" pauta-se, assim, no conceito de desenvolvimento sustentável traçado pela Comissão Brundtland, organizada pela ONU em 1987. Busca o envolvimento de toda a comunidade escolar na reflexão sobre as pautas ambientais globais, como a "Agenda 2030", as pautas estaduais relatadas no Diagnóstico Ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul.
“Nossa realidade atual é de extrema degradação dos recursos naturais e maus hábitos, tanto em escala industrial, quanto em escala doméstica, no que diz respeito aos hábitos cotidianos. Acreditamos na importância de conhecer a realidade em seus aspectos amplos de refletir sobre esses hábitos para assim criar estratégias para garantir a preservação dos recursos que ainda restam”, menciona professora coordenadora de práticas inovadoras Ana Paula.
Objetivo
Os objetivos específicos para o desenvolvimento do nosso projeto são: Sensibilizar a comunidade escolar para que se tornem agentes ativos na promoção da preservação do patrimônio e na adoção de atitudes sustentáveis em suas vidas cotidianas; Abordar a temática da sustentabilidade com as turmas dos turnos matutino e vespertino e integral; Explorar metodologias interdisciplinares, buscando a integração entre os componentes curriculares, para abordar o tema da sustentabilidade;
Tem ainda como objetivo oportunizar momentos de reflexão sobre o tema sustentabilidade em escala global explorando os principais documentos sobre o assunto; Estimular os estudantes a realizarem um levantamento dos problemas ambientais que existem em nossa unidade escolar; Criar estratégias e ações para a superação dos problemas ambientais existentes em nossa unidade escolar; Propiciar aos estudantes um ambiente reflexivo que leve a mudanças de hábitos sobre o uso dos recursos naturais e cuidados com o meio ambiente.
Construção
O projeto iniciou com a visita do diretor-adjunto Deroci Junior, da EE Padre Franco Delpiano, que atendeu o convite e fez uma explanação do Projeto Lixo Zero, que já é realidade na unidade. “A partir da apresentação do diretor-adjunto Deroci, num momento com toda a equipe gestora, pedagógica, docente e administrativa da EE Olinda Conceição Teixeira Bacha, foi escrito o plano de ação de acordo com a realidade da nossa comunidade escolar”, relata coordenadora pedagógica Mayana.
De acordo com a coordenadora Ivânia, após conclusão da parte teórica, colocaram em prática as ações, quais sejam: apresentação do projeto aos estudantes; escolha democrática do nome e logo; produção dos coletores que ficarão em sala de aula e pátio; orientação dada pelos professores aos estudantes de como se darão as coletas; palestra com equipe da SOLURB sobre sustentabilidade, e por fim o lançamento do projeto "Olinda Sustentável".
“Embora o caminho para o lixo zero requeira esforço e mudanças estruturais, tanto individualmente quanto coletivo, os benefícios a longo prazo tornam esse movimento uma prioridade. A adesão ao lixo zero não é apenas uma ação de respeito ao planeta, mas também um compromisso com as gerações futuras, por esse motivo, o projeto "Olinda Sustentável" será um projeto fixo da escola EE Olinda Conceição Teixeira Bacha”, finaliza diretora Evelise Ribeiro Valadares da Silveira
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar