Projeto literário “Tempo de Ler” é realizado na EE Eufrazia Fagundes Marques, em Aral Moreira

Mato Grosso do Sul

27.09.2024

Os estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Eufrazia Fagundes Marques, no distrito de Vila Marques, em Aral Moreira, participaram do projeto de leitura intitulado “Tempo de Ler”, coordenado pela professora Sueli Bonkoski Alves e professora readaptada Sidileide Bernardino Cavallo, que auxilia os professores durante o planejamento das aulas.

Nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual, a professora Sueli, de acordo com os conteúdos do referencial curricular, apresentou aos alunos o livro Iracema, do autor José de Alencar, para a realização de leitura dessa obra de forma dinâmica. Ela, primeiramente, instigou-os, contando algumas características dos personagens, o que os motivou a ler o livro.

As aulas foram realizadas presencialmente e também com a utilização de aulas remotas pelo aplicativo Google Classroom, onde foram postadas atividades referentes ao livro, como vídeos informativos sobre a 1ª Geração Romântica, à qual a obra pertence, sendo um romance nacionalista e indianista.

Os estudantes elaboraram questões sobre o Romantismo, incluindo a trilogia de Alencar com as obras O Guarani e Ubirajara. Também através das aulas remotas, os estudantes elaboraram um vídeo com animação contando a história do romance com início no estado do Ceará, entre Iracema e Martim. Vários momentos na sala de aula foram registrados com fotos, um dos requisitos do projeto.

Chá literário

Em consonância com o Projeto Tempo de Ler, nas unidades curriculares de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual foi realizado o primeiro Chá Literário com as turmas do 2⁰ e 3⁰ anos do Ensino Médio sob orientação da professora Sueli Bonkoski Alves.

Como objetivo de conhecimento e aprendizagem, realizou-se a dinâmica do Fishbowl (aquário) com exposição e discussão de tópicos do livro Iracema de José de Alencar: a origem do povo brasileiro, descendentes do amor de uma Indígena (Iracema) com seu Colonizador Português (Martim) tendo como fruto o primeiro brasileiro (Moacir) o "filho da dor". Abordou-se também conhecimentos das fases do Romantismo focando no romance Indianista/Nacionalista.

“As aulas foram de muita participação dos alunos e regradas de um delicioso banquete compartilhando a experiência da atividade e experimentando o doce sabor da leitura. Outras atividades referentes ao Projeto Tempo de Ler, como teatro, serão desenvolvidas no segundo semestre do ano letivo”, finaliza diretor Anildo Soares Flor.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.