Paraná
15.10.2015As sete escolas estaduais que foram incluídas no programa “Gestão
Financeira na Escola” já mudaram a rotina de como fazer a administração
financeira dos recursos federais e estaduais que recebem. Técnicos da
Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF), da Secretaria de
Estado da Educação, e dos Núcleos Regionais de Educação de Paranaguá,
Área Metropolitana Sul, Guarapuava, Ponta Grossa e Irati vão até as sete
escolas para fazer um diagnóstico e desenvolver um trabalho em conjunto
com os diversos segmentos dos estabelecimentos de ensino.
O principal objetivo do projeto é envolver toda a comunidade escolar na
gestão financeira da escola. Um funcionário é designado como agente
financeiro e fica responsável pela prestação de contas e de toda a parte
burocrática que envolve o recebimento de recursos. Na reunião com os
pais, o diretor apresenta todos os resultados, explica a origem do
dinheiro e os gastos dos recursos, relata o saldo da conta e ouve
sugestões de onde o dinheiro pode ser aplicado.
O Colégio Estadual Ilha das Peças, que fica na ilha de mesmo nome,
município de Guaraqueçaba (Litoral), recebeu a visita dos técnicos da
CAF e do Núcleo em setembro.
Uma das principais características do projeto “Gestão Financeira na
Escola” é a indicação de um agente financeiro nos colégios. Esse
funcionário fica responsável pela prestação de contas da escola e de
toda a parte burocrática que envolve o recebimento de recursos. Isso
ajuda o diretor, que antes precisava resolver sozinho estas questões.
Para o diretor Fernando Luiz Ramos Brock, a participação do colégio no
programa é importante para ressaltar as características de cada escola.
“Vamos ter a possibilidade de aproximação com a Secretaria da Educação e
com o setor financeiro do Núcleo de Educação. Nossa escola tem uma
realidade bem específica, nossa localização geográfica influencia em
tudo”, explicou o diretor.
ALTERNATIVAS - Na Ilha das Peças moram cerca de 300 pessoas e não existe
um comércio formalizado e legalizado. O acesso é feito somente de barco
e a travessia leva 2 horas saindo de Paranaguá. Para fazer compras com
os recursos do Fundo Rotativo, o diretor precisa ir até Paranaguá ou
Curitiba. “Sabemos que a parte financeira segue toda uma legislação
específica, mas acredito que com essa proximidade que o programa permite
poderemos encontrar novas alternativas”, disse o diretor Brock.
Aline Arana, Gelson Alves da Silva e Marcelo Amaral, técnicos da CAF que
fizeram o diagnóstico financeiro no Colégio Estadual Ilha das Peças,
afirmam que a comunidade escolar apoia bastante a gestão do colégio.
“A escola desenvolve muitos projetos interessantes, como o de leitura, o
resgate da pesca artesanal e a cultura local da ilha. A escola reforça
isso com os moradores. Também fazem um campeonato de futebol
interilhas”, explicou Aline. “Nosso objetivo com o projeto é ajuda-los
no gerenciamento dos recursos federais e do Fundo Rotativo que chegam à
escola”, definiu.
BOAS EXPERIÊNCIAS - A Escola Estadual Dias Rocha, em Araucária (Região
Metropolitana de Curitiba), também já participou da segunda fase do
programa “Gestão Financeira na Escola”. Os técnicos financeiros
estiveram na escola no dia 22 de setembro para fazer o diagnóstico e
debater como melhorar a gestão financeira no estabelecimento.
“O projeto vai ser bom para a escola, todos ficaram animados com a
presença do Núcleo Regional e da Secretaria aqui na escola. Esse contato
próximo ajuda bastante. Ficamos muito esperançosos e com bastante
expectativa com o projeto. Vai nos ajudar a como usar melhor os recursos
financeiros”, disse a diretora da Escola Estadual Dias Rocha, Jussara
Lacerda Silva Resolen.
A diretora destacou que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb) da escola já aumentou um ponto, mas toda a equipe procura
continuar evoluindo e o programa de gestão financeira pode ajudar. Uma
boa administração financeira também reflete nos bons resultados
pedagógicos.
“O projeto vem para somar na nossa administração. Sempre que eu tenho
dúvida eu corro atrás. Faz bastante diferença termos pessoas ajudando do
nosso lado”, disse. “Achei bem interessante o projeto, nós podermos ter
a visão de outras escolas, do que está sendo bem feito. Aprender com a
experiência de outras escolas”, definiu.
GRANDE PASSO - No dia 29 de setembro foi a vez do Colégio Estadual
Desembargador Cunha Pereira, de Fazenda Rio Grande , (Região
Metropolitana de Curitiba) receber os técnicos da CAF e do Núcleo
Regional. O diretor Marlon Roberto Ferreira também acredita que o
programa vai melhorar a gestão dos recursos na escola. “Se você
administra bem o recurso público consegue manter a escola funcionando
certinho. O programa Gestão Financeira na Escola é um grande passo para
aumentar a transparência na gestão dos recursos. O dinheiro público é do
povo e precisa ser bem administrado para dar retorno para os alunos”,
afirmou.
As técnicas Eloides Mazetti Nascimento, Vera Lucia Muller, Josiana Kusma
e Ivony de Medeiros, todas da CAF, fizeram o diagnóstico financeiro da
escola. “É uma escola bem estruturada e o diretor está bem interessado
no projeto. Já existe uma gestão descentralizada, mas a escola quer
evoluir ainda mais. Com o projeto isso será possível”, avaliou Eloides.
“Todos os segmentos da escola são unidos. O colégio tem muitos projetos e
cada setor ajuda no andamento das atividades. O projeto de gestão
financeira vai ajudar a melhorar ainda mais a organização do colégio”,
afirmou Vera Lucia.
POSITIVO - “A nossa coordenadoria sempre está em busca do
desenvolvimento de novas ações que visam à melhoria da qualidade da
gestão financeira nas escolas. Temos resultados extremamente positivos
das escolas que já participam do programa”, afirmou Manoel José Vicente,
chefe da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF).
CRONOGRAMA - Nos dias 5 e 6 de outubro os técnicos da CAF e do Núcleo
Regional de Educação de Guarapuava foram até o Colégio estadual Antônio
Tupy Pinheiro, em Guarapuava (região Central), para a implantação da
segunda fase do “Gestão Financeira na Escola”.
Nos dias 19 e 20 de outubro será a vez do Colégio Estadual Regente
Feijó, de Ponta Grossa (Campos Gerais) participar da ação. A Escola
Estadual Luiza Rosa Z. Pinto, de Irati (Centro-Sul), vai receber as
atividades nos dias 26 e 27 de outubro. Na sequência, dias 28 e 29 de
outubro, será a vez do Colégio Estadual Parigot de Souza, também de
Irati.
Além das sete escolas, desde 2014 o programa também já funciona no
Colégio Estadual Alberto de Carvalho, de Prudentópolis (Centro-Sul), e
no Colégio Estadual Herbert de Souza, de São José dos Pinhais (Região
Metropolitana de Curitiba). Até 2018 o programa “Gestão Financeira na
Escola” deve ser expandido para todos os 32 Núcleos Regionais de
Educação do Paraná.
FUNDO ROTATIVO - Neste ano, a Secretaria de Estado da Educação já
repassou R$ 61,7 milhões do Fundo Rotativo para as escolas. Esse recurso
pode ser utilizado para a manutenção e outras despesas relacionadas com
a atividade educacional. Pela página da Secretaria de Estado da
Educação na internet, é possível acompanhar
quanto cada escola já recebeu do Fundo Rotativo e como esse recurso
está sendo aplicado. Basta entrar no link Consulta Escola.