Piaui
09.03.2020São diversas iniciativas executadas pelas escolas da rede estadual que visam formar os alunos da rede em sua integralidade, fazendo com que eles sejam os protagonistas dos processos de ensino-aprendizagem. Exemplo é a realização do Literarte e do projeto de Leitura e escrita do CETI João Henrique de Almeida Sousa. "Com essa atividade buscamos, sobretudo, valorizar os nossos estudantes e fazer com que eles se percebam como parte da escola onde estudam", explica a gestora da unidade de ensino, Djanira Alencar.
O projeto Literarte, que está na terceira edição, esse ano traz a temática "Representação Social da figura feminina na literatura", que propõe analisar a figura feminina representada em obras literárias de épocas distintas, para que o estudante perceba que a literatura acompanha o compasso social, retratando de forma diferente o comportamento feminino à medida que se mudam os padrões sociais estabelecidos.
E, para análise dos diferentes perfis atribuídos à mulher ao longo da história literária, estão sendo estudados textos literários com obras de autores brasileiros como José de Alencar, Machado de Assis, Clarice Lispector e Jorge Amado.
"O Literarte é o carro-chefe de todos os nossos projetos. São vários meses elaborando as atividades para o grande dia da culminância, que está previsto para acontecer no final do ano. A ação é trabalhada no período de fevereiro a novembro", acrescenta Djanira.
Outro projeto de grande aceitação no CETI João Henrique de Almeida, é o "Leitura e Escrita", que neste ano vem com a temática "A escrita pessoal rememorativa - Escrever é, também, resgatar memórias!". O projeto propõe fomentar a leitura e a escrita do gênero textual memória que desperte o gosto e o prazer de ler e escrever dos alunos. A escrita é livre.
"Trabalhamos o projeto de leitura ao longo do ano letivo, cada ano a temática e o gênero é diferente. Ao final fechamos com a produção de um livro, cada turma através de uma roda de conversa fala de suas produções", declara a gestora.
Para a diretora, é importante que os alunos tenham o interesse pela leitura e a escola tem manifestado total apoio nesse processo. "Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita", finaliza.