Projeto de leitura tem resultado surpreendente em poucos meses de atividades

Mato Grosso

08.11.2022

Com uma proposta única de readaptação, a Escola Estadual Vereador ‘Manoel Marinheiro’, em Tangará da Serra, firmou mais um compromisso com objetivo de promover e desenvolver a leitura no ambiente escolar. O ‘Projeto de Leitura’ desenvolvido e acompanhado pela professora Maria Elena dos Santos Gomes, com apoio do diretor regional de educação do polo Tangará da Serra, Saulo Scariot, tem como objetivo ensinar mais do que literatura e, sim, ler literatura, além de trabalhar a competência interpretativa através da prática.

A professora Maria Elena, responsável por desenvolver projetos na área, acredita que a leitura é essencial para contribuir na capacidade de o aluno buscar e adquirir um amplo vocabulário. “A leitura é responsável por alargar a comunicação, facilitar o desenvolvimento intelectual e social dos alunos’’, expôs a professora.

Além disso, junto à coordenadora da escola, Ester Simão Lopes, a professora desenvolveu uma estratégia que não compromete o andamento das aulas, com aplicação de um sistema básico de dedicação dos alunos. Através de um revezamento, cinco alunos por vez, revezam durante 1h hora de leitura, uma vez na semana. Para isso, foi necessário adaptar a biblioteca e deixa-la mais aconchegante, com tapetes e mesas para que eles pudessem se sentir mais familiarizados com o ambiente e sem cobranças, inclusive.

Outro ponto positivo do projeto é a leitura compartilhada para os estudantes das séries iniciais que ainda não conseguem ler. É dada a oportunidade para que façam perguntas, incitando a participação. Por conta disso e para dinamizar o processo de aprendizagem, os livros são separados por faixa etária com temas da literatura infantil e infanto-juvenil, como contos, poesias e quadrinhos.

A iniciativa deu certo e, em pouco tempo, os alunos começaram a tomar gosto pela leitura, pelo ambiente dedicado a eles e pelo espaço compartilhado. “Uma das conquistas desse projeto foi adoção de novos hábitos, como o de levar livros para leitura em casa”, comemora Saulo Scariot.

Para Kawany Costa, que é aluna do 9º Ano, a iniciativa é importante para despertar o gosto pela leitura. “Acredito que esse projeto é muito importante, pois, incentiva os estudantes a lerem e mostra o quanto é divertido descobrir e aprender coisas novas”, afirmou entusiasmada.

Outro exemplo de dedicação com a implementação do projeto de leitura é o da estudante Nohomy, que veio da Venezuela e está cursando o 5º Ano. Para ela, o hábito da leitura em língua portuguesa se tornou um momento de ’descoberta dupla, por descobrir que gosta de ler e por aprofundar no conhecimento de outro idioma. Ela disse que essa oportunidade está possibilitando que ela tenha mais contato com a literatura brasileira, já que a biblioteca é rica em títulos e ainda permite levar a obra para ler em casa, no ambiente familiar.