Projeto “Culinária – O saboroso mundo da leitura e da escrita” é realizado na EE Roberto Scaff

Mato Grosso do Sul

21.11.2024

A Escola Estadual Roberto Scaff, em Anastácio, está realizando o projeto intitulado “Culinária – O saboroso mundo da leitura e da escrita”, realizado dentro da disciplina de Língua Portuguesa e Matemática, integrado à interdisciplinaridade, sob orientação das professoras Michele Gomes Marçal e Valéria Maria Furtado Soares.

De acordo com a PCPI (Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras) Elaine Flores de Morais – tradutora de Libras, o projeto tem como finalidade sanar as dificuldades para que o estudante desenvolva competências básicas na área da linguagem e exatas, especialmente em relação a leitura, interpretação e produção de textos. Tendo como base a culinária das cinco regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro- Oeste, Sudeste e Sul).

“Partindo dessa realidade decidimos realizar esse projeto, objetivando motivar, ampliar e dar continuidade ao processo de aquisição e apropriação da escrita e leitura com autonomia”, enfatiza professora Michele Marçal.

Para tanto foi proposto trabalho com os textos de instrução como as receitas culinárias, uma vez que o tipo de gênero textual, além de estar muito presente no cotidiano dos estudantes, contribuindo assim para um trabalho de reflexão sobre os usos e funções sociais da língua escrita, ainda possui um forte apelo cultural.

“Tornando dessa forma o trabalho mais real e significativo; portanto a escola deverá desenvolver atividades que possibilitem integrar as diversas áreas do conhecimento promovendo reflexões que permitem novos comportamentos em relação a leitura de mundo de cada educando; e promover a comunicação e o acesso à informação do estudante surdo, para que possa estar integrado à sociedade”, menciona professora Valéria Soares.

“Objetivo é realizar um trabalho onde os estudantes, através da vivência de situação, movimentação e manipulação de objetos, possam aprender a internalizar conceitos e modificar comportamentos, além disso, desde cedo, os conceitos de culinária e a utilização correta dos alimentos e conscientizar sobre as mudanças de hábitos alimentares, adquirindo conhecimentos dos tipos de alimentos que devemos priorizar e os que devemos consumir de maneira saudável”, finaliza diretora Edna Souza Sanches.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar