Projeto Autobiografia fortalece identidade e protagonismo estudantil na Rede Estadual

Mato Grosso do Sul

19.12.2025

Projeto para estudantes serem reconhecidos como sujeitos com história e identidade

 

Quando a escola cria espaços para memória e expressão, ela amplia o aprendizado fortalecendo vínculos que atravessam a sala de aula

É a partir dessa compreensão que o Projeto Autobiografia chega na 16ª edição reafirmando o papel da Educação como território de reflexão e desenvolvimento humano, convidando o elenco estudantil do 9º ano para narrar sua própria trajetória.

 

Aprender a partir da própria história

A proposta pedagógica transforma a escrita autobiográfica em ferramenta de aprendizagem, estimulando leitura, produção textual, oralidade e pensamento crítico a partir das vivências pessoais dos alunos.

Ao revisitar memórias, afetos, desafios e sonhos, os estudantes desenvolvem competências linguísticas e socioemocionais, fortalecendo a autoestima e o sentimento de pertencimento ao ambiente escolar.

 

Protagonismo, escuta e empatia

O projeto também amplia o diálogo entre estudantes, professores e comunidade escolar, promovendo empatia, respeito às diferenças e reconhecimento das múltiplas realidades presentes na escola.

As produções revelam trajetórias diversas, valorizam identidades e reforçam a escola como espaço seguro para expressão, acolhimento e construção coletiva do conhecimento.

 

Educação que humaniza e transforma

Mais do que uma atividade pedagógica, o Projeto Autobiografia consolida uma prática educativa que conecta currículo e vida real, tornando o aprendizado mais significativo.

Os estudantes utilizam recursos tecnológicos para digitar seus textos, sob orientação da professora Mona Emelyn Obregon Gutterres e mediação da PCPI (Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras) Laura Cristiana Leones Lelis.

“A Autobiografia é uma poderosa ferramenta pedagógica que valoriza trajetórias dando voz aos estudantes para transformar experiências de vida em aprendizagem significativa”, destaca a diretora da escola, Silvana Teresa Vendruscolo.

Ao chegar à sua 16ª edição, a iniciativa demonstra maturidade reafirmando o compromisso da REE com uma educação que forma cidadãos conscientes de sua própria história e do seu papel no mundo.

“Espero que, no futuro, ao revisar essas páginas, a gente possa enxergar nossos sonhos concretizados”, ressalta a presidente do Grêmio Estudantil, Tainá Gabrielly.

 

Gilberto Junior, SED

Foto: arquivo escolar