Paraíba
09.08.2024Aequipe do programa Ouse Criar participou nessa quinta-feira (08) da Expotec 2024, que está acontecendo no Centro de Convenções de João Pessoa, com uma programação focada em inovação e empreendedorismo. O evento, que começou na última terça-feira (6) e segue até esta sexta-feira (9), é uma das maiores feiras de tecnologia e inclusão digital do Nordeste, reunindo aproximadamente 4 mil participantes em conferências, exposições e arenas de competição.
Durante a manhã, a participação do Ouse Criar na Expotec contou com palestras do professor Jaildo Pequeno Tavares, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que abordou temas relacionados à pesquisa e mentoria no campo da tecnologia. Em seguida, Aramis Lins, egresso do IFPB e fundador da startup Cangaço Tech, compartilhou suas experiências na criação de soluções inovadoras utilizando inteligência artificial. O professor Ramiro Manoel, do IFPB, concluiu a manhã com uma palestra sobre inovação e empreendedorismo, destacando a importância da integração entre tecnologia e educação.
O Ouse Criar, programa do Governo do Estado desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, tem como foco estimular o desenvolvimento de jovens empreendedores nas escolas da rede estadual e apresentou atividades para cerca de 200 estudantes, envolvendo palestras e oficinas que incentivaram a criatividade e o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo. Durante a Expotec, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com outros estandes, como o do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), parceiro do programa. Alguns dos projetos apresentados pelo programa, como a produção de blocos sustentáveis a partir de resíduos de construção, plástico e cinza de sabugo de milho, são desenvolvidos tanto nas escolas públicas estaduais quanto no IFPB.
No período da tarde, a equipe do Ouse Criar também apresentou a oficina "Ouse Empreender", conduzida pelos coordenadores do programa, Remo Peixoto e Erika Almeida. A oficina teve como foco estimular o empreendedorismo, inovação e a criatividade dos participantes, com a apresentação de casos de sucesso do programa Ouse Criar. Na ocasião foram mostrados cases como o da Blocon, empresa criada por estudantes egressos da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) João Úrsulo, da cidade de Pedras de Fogo, que desenvolve blocos sustentáveis. A Blocon foi desenvolvida por meio do programa Ouse Criar e tem como objetivo sanar o problema de descarte inadequado de entulhos de construção, ao mesmo tempo gerando renda. Durante a oficina, os estudantes presentes foram estimulados a identificar problemas do cotidiano e criar soluções para eles.
“Eu não conhecia o Ouse Criar antes, mas fiquei sabendo sobre o programa durante as palestras aqui na Expotec. Gostei muito das duas palestras que assisti e achei o conteúdo bastante interessante. Agora que conheci o programa, tenho interesse em participar das próximas edições e me envolver mais nas atividades de inovação e empreendedorismo”, contou Yasmin Maisa, estudante da 1ª série na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Otávia Silveira, localizada na cidade de Mogeiro.
O coordenador do Ouse Criar, Remo Peixoto, destacou a importância da presença do programa na Expotec, ressaltando que o evento oferece uma oportunidade única para os estudantes trocarem experiências e conhecerem inovações em diferentes áreas. “É uma honra para nós participar da Expotec, que é uma das maiores feiras do Nordeste no ramo de tecnologia e empreendedorismo e ver nossos alunos tendo a oportunidade de trocar experiências com outros estandes. Estar na Expotec hoje, divulgando o programa e fomentando o desenvolvimento para o próximo ano, é muito importante para a coordenação. Não poderíamos deixar de participar deste evento tão significativo”.
A Expotec 2024, que tem como tema “Sustentabilidade digital e inovação para um futuro viável”, é promovida pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com apoio do Governo do Estado da Paraíba. Em sua 10ª edição, o evento se destaca pela abordagem de temas relacionados à educação, meio ambiente, cibersegurança, entre outros, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com discussões previstas para a COP30.
A estudante da 2ª série Milena Alves, da ECIT Luiz Gonzaga, localizada na Capital, expressou entusiasmo em participar da Expotec pela primeira vez, especialmente na competição de robótica. Ela destacou a importância do evento para o desenvolvimento de habilidades e para o trabalho em equipe. “Participar da Expotec 2024 está sendo uma experiência única e enriquecedora para mim. É a minha primeira vez em um evento desse porte, e fiquei impressionada com a grandiosidade e a organização. A quantidade de pessoas interessadas em tecnologia, inovação e empreendedorismo é inspiradora. Estou adorando compartilhar esse momento com meus colegas, com minha equipe de robótica. O ambiente aqui é muito estimulante”.