Professores premiados do Rio de Janeiro embarcam para a Inglaterra

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

13.01.2020

Os professores Victor Hugo Vassalo, do Colégio Estadual Condessa do Rio Novo, em Três Rios, Região Centro-Sul do Rio de Janeiro; e Rafaella Cruz Ferreira, do Colégio Estadual Benta Pereira, em Campos dos Goytacazes, Região Norte, embarcaram, no último sábado, dia 11, para a Inglaterra. Os docentes conquistaram o 1º e o 2º lugar, na categoria Ensino Médio, na 6ª edição do Prêmio Shell de Educação Científica e terão a oportunidade de fazer uma viagem educativa ao país. 

Com o projeto “A cidade no plano cartesiano - Um estudo aplicado de Geometria Analítica”, Victor Hugo Vassallo garantiu o 1º lugar. Sua proposta teve como base o mapa do município de Três Rios, cidade onde está instalado o colégio em que dá aula. Ele selecionou ruas, praças e outros locais conhecidos dos alunos, sobrepôs e calculou perímetro e área. A ideia contribuiu para enxergar a Matemática “com outros olhos”. 

Rafaella Cruz Ferreira conquistou o 2º lugar. Mestre em Ensino de Física, ela desenvolveu o projeto “Luz na Identificação de Elementos Químicos - Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) Interdisciplinar para Educação de Jovens e Adultos (EJA)”. A iniciativa explica o conceito da Espectroscopia, o estudo da interação entre a radiação eletromagnética e a matéria. Segundo ela, a proposta permitiu que os estudantes conseguissem visualizar a aplicação da radiação infravermelha em alguns objetos do cotidiano, como controles remotos.

– A rede estadual tem bons exemplos de professores que desenvolvem projetos inovadores e que estimulam os alunos. Nosso objetivo é incentivar essas ações ainda mais – disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

O Prêmio Shell de Educação Científica busca incentivar e valorizar professores da rede pública das áreas de Ciências e Matemática que desenvolvem projetos inovadores que, por meio de metodologias diferenciadas, proporcionam novas formas de ensinar e de aprender.