Professores de Apoio Pedagógico Especializado participam de capacitação continuada

Mato Grosso do Sul

28.03.2023

A SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio da COPESP (Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial) e do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), realizou no dia 16 de março, nos turnos matutino e vespertino, uma capacitação continuada para Professores de Apoio Pedagógico Especializado para estudantes surdos de Campo Grande.

Um dos objetivos foi oferecer subsídios teóricos, práticos, orientar as estratégias para atuação na tradução e interpretação em Libras em sala de aula, a importância do Plano Educacional Individual, o registro no diário de bordo e adequações das atividades desenvolvidas.

Os profissionais participaram da capacitação sobre "A Atuação do Professor de Apoio Pedagógico Especializado para Estudante Surdo em Contexto Escolar” e de dinâmicas que os fizeram refletir sobre seu papel em sala de aula, o ensino e aprendizagem do estudante e como o surdo se sente no ambiente escolar.

Estes momentos possibilitam a troca de experiência profissional e contribuem significativamente para o melhor desenvolvimento do trabalho pedagógico com nossos estudantes surdos.

Esta é a primeira de um ciclo de três capacitações programadas para acontecer neste ano em Campo Grande. Além disso, o CAS fará capacitações para Professores de Apoio Pedagógico Especializado para Estudantes Surdos que atuam nos municípios do estado de Mato Grosso do Sul e com os estudantes indígenas surdos, que por sua vez, será via Google Meet.

Ao final do evento os profissionais responderam uma pesquisa de satisfação e a professora Sara de Oliveira Nogueira mencionou, “a capacitação foi útil, pois nos foi apresentado como é a realidade em sala de aula, o que precisamos aprimorar para mediar, da melhor forma possível, as informações aos estudantes surdos”.

O professor Eder Cardoso dos Santos acrescentou que “as interações interpessoais com a equipe de apoio possibilitam a compreensão da estrutura em que estamos inseridos no processo de formação do nosso aluno, sendo primordial para mim, enquanto profissional da educação”, finalizou.

De acordo com a professora Daniela Silva da Costa, gerente pedagógica do CAS, participaram deste evento 28 profissionais que atuam na Rede Estadual de Ensino, no município de Campo Grande, atendendo estudantes surdos.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo CAS