Professores apostam em trabalhos interdisciplinares para discutirem temas contemporâneos

Mato Grosso

10.01.2023

Professores e estudantes da Escola Estadual Antonio Epaminondas, no Bairro Baú, em Cuiabá, apostam em trabalhos interdisciplinares para desenvolverem temas contemporâneos como a violência e as formas modernas de escravidão. A sociedade ainda tem, em sua memória coletiva, uma imagem muito forte marcada pela escravidão dos povos indígenas e africanos durante os períodos colonial e imperial. Ademais, o tema faz parte dos livros de história como caso resolvido. No entanto, essa prática continua existindo e fazendo milhares de vítimas todos os anos, só que agora com novas características.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a escravidão contemporânea consiste em qualquer trabalho ou serviço requerido de um indivíduo sob ameaça de qualquer penalidade e para o qual essa vítima não seja voluntária. Uma prática vista no cotidiano, tanto da zona urbana quanto da rural. Foi com foco nessa realidade que escola encerrou o projeto “Escravo, nem pensar”, trazendo para a comunidade uma série de apresentações que estimula o debate sobre o tema.

Entre as ações desenvolvidas em dezembro, estão a socialização dos resultados do projeto e a distribuição de dicionário bilíngue (português/inglês) sob a orientação dos professores da Área de Linguagens, Jackson Regis e Miriam Ferreti. Um dos momentos de maior envolvimento dos estudantes, foi durante a apresentação de filmes seguida de rodas de conversas coordenadas pelas professoras Rita de Cássia e Ananda, com mediação do professor Matheus.

O contato físico com materiais produzidos, como cartazes, banners, e lapbooks - coordenado pela professora de Geografia Dayane Godoi - valorizou as experiências sensoriais relacionadas a trabalho forçado, jornadas exaustivas, servidão por dívidas com os patrões e condições degradantes. “Foi uma experiência única”, disse a professora Eliane Rodrigues, que promoveu a distribuição de cartilhas contendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para o professor Jackson Régis, que coordenou o projeto, todo o contexto ressaltou a importância da temática como instrumento de reflexão sobre a exploração do homem pelo homem, ainda tão presente nas relações de trabalho. “Fomentar o combate a essas ações, constitui parte significativa da formação integral dos estudantes com foco no desenvolvimento de habilidades necessárias a participação e intervenção social”, assinalou.

De acordo com o educador, o desenvolvimento das ações pedagógicas relativas ao projeto foi realizado de forma interdisciplinar. Com isso, foi possível a participação de todos os estudantes e professores.  “Nosso foco foi para que os alunos compreendessem o trabalho análogo à escravidão. Com isso, possibilitou ampliar o conhecimento nas diversas formas em que se apresentam. Certamente, serão difusores da proteção à vida e a dignidade humana”, assegurou.