Professor Seduc-PI é destaque em 8º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação

Piaui

04.09.2024

O Professor do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Liceu Parnaibano, de Parnaíba (PI), Francisco Coelho, representou a Rede Pública de Ensino Piauiense durante a 8ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, promovido pela Associação de Jornalismo de Educação (Jeduca), realizado na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), em São Paulo.

O Educador foi convidado para mediar o Painel “O Futuro da Educação é a Inteligência Artificial (IA)?”, onde destacou a importância da inclusão da IA no Currículo Escolar, tomando como parâmetro as Escolas Seduc, os investimentos na formação de Professores e as parcerias firmadas pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), com plataformas de tecnologia.

“A experiência foi extraordinária. Primeiro por falar de dois temas que são apaixonantes para mim, Tecnologia e Educação, que são coisas que me movem. Além disso, poder, também, trazer para os presentes um pouco da realidade da IA no estado. Enquanto alguns discutem a introdução dessa Tecnologia de forma massiva, no Piauí ela já é uma grande realidade” explicou Franscisco Coelho.

Ainda dentro da temática de inserção da IA no cotidiano escolar, o painel se propôs a discutir as novas atribuições de Professores e Gestores frente ao novo cenário educacional.

“Foi muito perceptível que a minha leitura é muito comum, também, aos demais participantes, de que a IA não é exatamente o futuro da Educação, porque quando a gente diz isso, nós tornamos a IA protagonista desse processo e a tecnologia nunca vai ser a protagonista, sempre vai estar ali a figura do aluno tendo o seu aprendizado mediado pelo Professor”, defendeu.

Na oportunidade, o Professor apresentou aos presentes os resultados alcançados pela Seduc-PI através do Seduckathon, o maior evento de tecnologia do Piauí, e detalhou a criação do “AEE Buddy”, projeto desenvolvido pelos Estudantes do Liceu Parnaibano, e que se propõe a aprimorar a Educação Inclusiva, ao identificar comportamentos e emoções em ambientes de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

“Nós discutimos o impacto da Inteligência Artificial, das ferramentas que se utilizam de IA na Educação, e o futuro. O quanto se altera as metodologias de ensino e o papel do próprio Professor diante dessa imersão tão grande que nós vivemos”, afirmou o Docente.

Além da inserção de IA no cotidiano escolar, a 8ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação abordou temas essenciais para o Jornalismo de Educação, como impacto das mudanças climáticas e Educação Inclusiva.