Professor do Acre conhece experiência educacional do IEMA Integral Bilíngue em São Luís

Maranhão

14.02.2023

“Estamos de braços abertos para recepcionar todos que desejam saber mais sobre o nosso modelo de ensino. A visita do professor do Acre, Inácio Moreira, ao IEMA Bilíngue, em São Luís, nos enche de orgulho, e demonstra o compromisso do Governo do Estado na oferta do ensino bilíngue de qualidade para as nossas crianças”, destacou a Secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva.

Depois de conhecer as dependências do IEMA Integral Bilíngue, unidade da rede estadual, localizada no Rio Anil, em São Luís, o professor do Acre, Inácio Moreira, disse estar encantado com o que viu na escola. Moreira é coordenador de Ensino da Escola Bilíngue Márcio Bestene Koury, no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco, e veio conhecer o modelo educacional maranhense para trocar experiências.

“Estou impactado positivamente, em diversos aspectos. A escola possui uma estrutura muito agradável, com salas específicas, que permitem o desenvolvimento de várias atividades. A gestão da escola e os professores têm uma segurança muito grande na aplicação desse modelo de ensino. Eu levo para o Acre essa possibilidade de replicar algumas coisas que eu vi e que são muito interessantes. Estou muito feliz pela recepção. O meu muito obrigado ao Governador Carlos Brandão por essa acolhida”, destacou o professor Moreira

O Governo do Acre implantou um projeto piloto, semelhante ao modelo de Educação Bilíngue do Maranhão, dentro do bairro Cidade do Povo. A troca de experiências com o Maranhão ajudará a fortalecer o modelo de educação nesse estado. A visita do professor ao IEMA Bilíngue coincidiu com a volta às aulas das crianças, que realizaram diversas atividades – entre elas, um passeio pelo prédio, para conhecer os ambientes escolares.

A gestora do IEMA Bilíngue de São Luís, Ingrid Costa, expressou felicidade pela visita do representante do Acre para conhecer o modelo de educação bilíngue no Maranhão. “É um prazer termos um visitante de outro estado conhecendo a nossa escola, por ser um modelo de educação diferenciado.  É um sentimento de muito orgulho”, ressaltou.

Inaugurado em 2020, o IEMA Integral Bilíngue é mais um importante passo do Programa Escola Digna na democratização da educação, com a implantação de um modelo de ensino que antes estava ao alcance apenas de estudantes da classe alta brasileira, mas que agora a população carente do Maranhão está tendo acesso. O Governo do Estado também implantou uma unidade educacional bilíngue de tempo integral, no município Santa Inês.