Tocantins
28.08.2024O professor de História, Dionathan Soares Fragoso (professor Nathan), que leciona no Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, localizado em Guaraí, está participando do Curso de Formação Continuada ofertado pela 16ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A formação está sendo realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, no período de 26 a 30 de agosto e conta com a participação de professores representantes de todas as regiões brasileiras.
O professor Nathan foi responsável por escrever, orientar os estudantes na Olimpíada Brasileira de História, sendo que duas das equipes chegaram à fase final da olimpíada e receberam Menção Honrosa.
“Participar da formação de professores na Unicamp está sendo uma oportunidade valiosa, pois envolve aulas ministradas por professores doutores e é um espaço de troca de experiências com educadores de diversas regiões do Brasil, além de atividades e visitas técnicas. Esse conjunto de vivências enriquece muito nosso conhecimento e habilidades, contribuindo diretamente para a melhoria da prática em sala de aula”, frisou o professor.
Além das palestras, o docente participou de exposições e visita técnica ao Museu Afro Brasil.
Olimpíada
Duas equipes do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres participaram da prova final, que foi realizada em Campinas, SP, e da solenidade de entrega de prêmios, realizada nos dias 24 e 25 de agosto. O professor Nathan explicou que a participação da escola e dos estudantes nas fases da olimpíada teve uma representação muito significativa, na aprendizagem, ao terem acesso a novos conhecimentos.
E para os alunos que viajaram, o conhecimento adquirido foi ainda maior, principalmente no que se refere a ampliar a comunicação, saber lidar com situações novas, valorizar o trabalho realizado de forma coletiva e ter mais elementos para ajustar os projetos de vida.
A estudante Maria Regina Ferreira Soares, da equipe Guarás, que participou da fase final de olimpíada, ressaltou as aprendizagens e as experiências. “Sendo estudante de escola pública, nunca imaginei ter essa oportunidade de viajar e representar o nosso estado num evento tão importante como a Olimpíada Brasileira de História. Essa participação nos trouxe um grande repertório de estudos que nos auxiliará nos vestibulares e nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio e conhecer o câmpus da Unicamp nos motivou ainda mais para estudar e alcançar nossos objetivos”, frisou.
Neste ano, a Secretaria de Estado da Educação deu um apoio significativo para que esses seis estudantes, representantes de duas equipes, participassem da prova final da olimpíada com segurança e tranquilidade, no estado de São Paulo.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins