Professor da rede pública do Rio de Janeiro conquista Prêmio Educador Nota 10

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

02.10.2019

O professor Rodrigo Seixas, do Ciep 493 - Professora Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa, Região do Médio Paraíba, é um dos vencedores do Prêmio Educador Nota 10. O docente elaborou o projeto 'Passeio pelos Tempos Líquidos', baseado no conceito 'modernidade líquida' do sociólogo Zygmunt Bauman. A ideia possibilita que os alunos do 3º ano do Ensino Médio reflitam sobre diversas questões. A partir disso, Rodrigo trabalha comportamentos, valores da sociedade contemporânea e temas que afetam os jovens, como os amores e as redes sociais.

Os 10 vencedores foram escolhidos entre mais de 4.800 projetos inscritos. A proposta de Rodrigo Seixas foi desenvolvida em conjunto com a docente Gleiciane Rosa, que também dá aula no Ciep 493. Em suas palavras, ele ressalta que é filho de professora e cresceu em uma família de educadores.

– Sou um idealista. A Educação não só transforma, ela nos dá asas, ela nos liberta – comenta.

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, esteve na premiação e ressaltou a importância desse tipo de reconhecimento aos docentes da rede pública estadual do Rio de Janeiro.

– Temos muitos educadores desenvolvendo ótimos projetos, envolvendo alunos e a comunidade escolar. Essas propostas devem ser incentivadas e ampliadas. Desta forma, poderemos aprimorar ações pedagógicas em busca de melhoria contínua de nossos resultados e índices educacionais – disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

A premiação aconteceu na última segunda-feira, dia 30. O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. A iniciativa reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.