Tocantins
22.08.2025A educação tocantinense será representada em um dos maiores centros de pesquisa de física do mundo. O professor Francisco Rodrigues de França Filho, da Escola Estadual Raimundo Nonato Leite, em Sítio Novo do Tocantins, foi selecionado para participar de uma formação internacional na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra/Suíça, e no Laboratório de Instrumentação em Física de Partículas (LIP), na Universidade de Lisboa/Portugal.
A oportunidade foi conquistada após uma seleção rigorosa, que envolveu professores de todo o Brasil, das redes pública e privada. O programa reunirá educadores de países de língua portuguesa, entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro de 2025, promovendo experiência de imersão científica, pedagógica e intercâmbio cultural.
Graduado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em Física pela Universidade Federal do Tocantins(UFT), o educador ressalta que viagem não é apenas uma realização pessoal, mas uma oportunidade de multiplicar conhecimento.
“Essa seleção é motivo de muita alegria e acredito que essa experiência será transformadora não só para mim, mas para toda a nossa comunidade escolar. Tudo o que aprendo nessas formações levo para a sala de aula. Cada aprendizado que eu trouxer vai se transformar em incentivo dentro da sala de aula para que meus alunos e também meus colegas se sintam motivados a estudar e desenvolver projetos de ciências”, enfatizou.
A última vez que um professor do Tocantins foi selecionado para a formação foi há 15 anos. Além da imersão no centro de pesquisas que já revelou diversos ganhadores do Prêmio Nobel, o educador receberá certificações internacionais emitidas pelo CERN e pelo LIP.
Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins