PROFE nos Municípios: secretário da Educação apresenta índices de aprendizagem a prefeitos tocantinenses

Tocantins

29.01.2025

Como parte do PROFE nos Municípios, um dos eixos do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, recebeu nesta quarta-feira, 29, prefeitos de diversos municípios tocantinenses. O encontro teve o objetivo de apresentar os resultados da fluência leitora do 2° ano do Ensino Fundamental referentes a 2024 e os dados do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto) de 2023. O resultado do Saeto de 2024 está previsto para ser divulgado na próxima semana.

A reunião serviu para compartilhar um diagnóstico detalhado sobre os índices de aprendizagem dos estudantes da rede municipal, incluindo um ranking com as 139 cidades do Tocantins. Esses dados são fundamentais para identificar avanços e necessidades específicas de cada secretaria municipal de educação, fortalecendo o regime de colaboração entre o estado e os municípios.

O secretário Fábio Vaz destacou a importância dessa parceria. “No ranking nacional do Ensino Médio, estamos em 10° lugar, mas nosso objetivo é alcançar o 5°. Para isso, precisamos fortalecer os anos iniciais, que são majoritariamente responsabilidade dos municípios. Essa parceria beneficia tanto a educação municipal quanto a estadual, mas, acima de tudo, impacta positivamente a vida dos estudantes tocantinenses”.

A diretora de Políticas Educacionais da Seduc e coordenadora Estadual do programa Alfabetiza Mais Tocantins, Francinete Ribeiro, enfatizou os avanços significativos alcançados. “Tivemos mais de 95% de participação na avaliação de fluência leitora. Este momento fortalece o regime de colaboração, pois trabalhamos junto aos municípios, oferecendo formação aos professores, distribuição de materiais didáticos e bolsas de incentivo para formadores. Nosso objetivo é melhorar a aprendizagem e os índices do Ideb, que medirá o desempenho do 5° ano”.

Durante o encontro, o secretário apresentou também a Plataforma de Avaliação e Monitoramento da Educação desenvolvida pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF). A ferramenta, que será implementada em 2025, permitirá que gestores municipais acompanhem o desempenho individual dos estudantes no Saeto, identificando áreas que necessitam de intervenções para garantir uma educação de qualidade.

PROFE nos Municípios

O PROFE nos Municípios é um dos oito eixos do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Seduc, que visa estreitar a parceria entre o Estado e os 139 municípios.

O programa busca construir políticas públicas de forma colaborativa, intensificando ações que levam suporte e qualidade às escolas municipais. A iniciativa também prevê a destinação de recursos financeiros e premiações para os municípios que apresentarem avanços na educação.

Edição: Fabio Almeida/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins