PROFE Líderes Docentes: Governo do Tocantins promove formação para professores que atuam nos programas “Avança Mais” e “Aprova Brasil”

Tocantins

07.04.2025

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deu início nesta segunda-feira, 7,  a “Formação PROFE Líderes Docentes”, que acontece até sexta-feira, 11, no Centro de Convenções e Eventos Arnaud Rodrigues, em Palmas. O evento conta com a participação de 1.425 professores de todas as 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs) que atuam nos programas “Avança Mais” e “Aprova Brasil”.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a qualidade da educação do Tocantins, orientando os educadores envolvidos nesses programas por meio da apresentação de inovações metodológicas, estudo de material didático e troca de experiências entre os participantes.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, afirma que esse momento com professores do Avança Mais e Aprova Brasil é muito significativo para a rede estadual. “Hoje nós temos uma rede estadual de 135 mil estudantes, são as nossas famílias tocantinenses que estão dentro das escolas estaduais e eu sei da missão de cada professor e das dificuldades nos ambientes escolares. Já recebemos diretores, coordenadores e agora recebemos os professores. Queremos que essa formação tenha sentido, que possa agregar na sala de aula”, completou.

A superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional, Anice Moura, pontua que as formações fazem parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE). “É muito gratificante ofertar para os nossos colegas este momento de formação continuada presencial, onde terão a oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento e o manuseio dos materiais que estão disponíveis para o desenvolvimento dessas duas grandes políticas da Seduc. Também é um momento de interação, de partilha de experiências com os demais colegas de todas as superintendências regionais”.

A formação é dividida em dois grupos, sendo o primeiro composto por professores das SREs de Araguaína, Araguatins, Colinas, Tocantinópolis e Guaraí, que participam do evento entre os dias 7 a 10. Já o segundo grupo, formado por professores das SREs de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, Miracema, Pedro Afonso, Arraias, Dianópolis, participa entre os dias 9 a 11.

Avança Mais
Nesta segunda-feira, 7, a programação do evento foi voltada para o Programa de Correção de Fluxo “Avança Mais”, que busca reduzir a distorção idade-série e minimizar déficits de aprendizagem dos estudantes das escolas estaduais do estado do Tocantins.

Para o professor de geografia da SRE de Araguatins, Gilberto Palheta, essa formação é de suma importância para todos os professores, tendo em vista que muitos chegaram agora por conta do concurso da educação. “Sempre é necessário termos elementos, subsídios e principalmente uma formação dessas na capital, para que cada vez mais possamos estar embasados naquilo que é proposto, como o programa Avança Mais, onde vamos procurar corrigir idade e série de cada aluno da rede. Às vezes a gente não enxerga esse aluno, então é necessário olhar com mais calma, com mais carinho para ajudá-lo”.

De acordo com o professor de história da SRE Tocantinópolis, Augusto Sergio Sousa, essa formação vai ajudar a desenvolver melhor os conteúdos em sala de aula. “É um programa novo para nós professores, mas acreditamos que vai agregar bastante no desenvolvimento dos nossos estudantes, e essa formação vai esclarecer todos os questionamentos. Na minha área de humanas está sendo bem desafiador, mas essa formação veio para nos ajudar com isso”, declarou.

A professora de Língua Portuguesa da SER de Araguaína, Andreia Never, revela que essas ações fazem com que os professores se sintam valorizados. “Auxilia com que o nosso processo de ensino-aprendizagem seja melhor desenvolvido e que os nossos alunos tenham suas necessidades atendidas de fato. É uma grande oportunidade estar aqui na capital em busca de novos conhecimentos, com isso vemos a valorização e o cuidado que o estado tem com o profissional”, explicou.

Programação
A formação continua até sexta-feira, 11, com uma programação diversificada voltada ao fortalecimento das práticas pedagógicas no âmbito dos programas Avança Mais e Aprova Brasil. Além das oficinas práticas, discussões sobre o papel do professor, neuroaprendizagem e o impacto das emoções na educação, um dos destaques ocorre na quarta-feira, 9, às 10h30. O cordelista e escritor Bráulio Bessa irá ministrar a palestra “Professor: o poeta da transformação”, que traz uma reflexão inspiradora sobre a missão do educador na transformação de vidas.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins