Processo para bolsas de pós-graduação do UNIEDU tem 936 inscritos

Santa Catarina

26.08.2019

As inscrições para obtenção de bolsas de pós–graduação do programa Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU), da Secretaria de Estado da Educação (SED), encerraram-se no último dia 21 de agosto com 936 inscritos em todo o estado. Foram 194 inscrições para Especialização, sendo que estão disponíveis 100 bolsas; outras 448 inscrições para Mestrado, com 183 bolsas disponíveis; e 294 inscrições para Doutorado, com disponibilidade de 83 bolsas. Os projetos de pesquisa anexados pelos candidatos agora passam pelo processo de homologação, em que será verificado se as informações prestadas na inscrição estão de acordo com a documentação exigida.

Na próxima etapa, uma equipe técnica da SED vai analisar as propostas inscritas e definir quais serão as escolhidas, conforme os critérios descritos na Chamada Pública 1423/SED/2019. A escolha dos projetos está diretamente ligada ao desenvolvimento regional. Ao final da etapa, a secretaria fará a chamada dos inscritos mais bem colocados para dar início à formalização da concessão de bolsa. O prazo máximo para o início do pagamento das bolsas é dezembro de 2019.

Sendo realizado desde 2009, o programa de pós-graduação já beneficiou 3.663 participantes e teve um investimento do Governo do Estado por meio do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES), de cerca de R$ 78 milhões. Neste ano, estão disponíveis mais 366 bolsas, com investimento de R$ 5 milhões.

Sobre o UNIEDU

O programa Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU) é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina, administrado pela Secretaria de Estado da Educação e voltado a programas de atendimento aos estudantes do ensino superior, para bolsas de estudo de pesquisa e extensão, com amparo nos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual.